sexta-feira, 27 de julho de 2007

Sobre o mercado de trabalho

Nós estamos na iminência de pagar as taxas, preencher o formulário do processo federal simplificado e começar logo a viver também a angústia da espera pelo visto.


Pela Fabiana, aliás, já teríamos feito isso há muito tempo. Eu é que sou mais cauteloso, quero estar conhecendo tudo sobre o processo para não correr o risco de nos depararmos com qualquer problema e rasgar o dinheiro das taxas.


Um tema que tem me ocupado é, como era de se esperar, o mercado de trabalho.


Como o objetivo desse blog é compartilhar informação e experiência, quero recomendar a quem estiver começando sua pesquisa sobre o mercado de trabalho os dois sites seguintes:

- Foreign Credentials Referral Office, do governo federal canadense.

- Working in Ontario, do governo da província de Ontario.


Tenho procurado saber sobre a minha profissão e o mercado lá, saber quanto se ganha, descobrir o que posso ir fazendo daqui pra facilitar meu acesso ao mercado de trabalho por lá quando desembarcar...


Uma idéia que me surgiu nesse sentido foi buscar uma das certificações da APICS, que aqui no Brasil são conferidas pela ABAI, para quem trabalha com Supply Chain. Apesar de pouco conhecidas aqui no Brasil, dizem que a certificação é muito bem vista no mercado americano, e também no Canadá. Só que ainda não consegui confirmar essa informação, para avaliar se seria válido investir tempo e dinheiro aí. Se alguém que passar por aqui souber, por favor, deixe um comment pra nós.

Há alguns dias escrevi para algumas agências de empregos canadenses perguntando sobre isso. Um deles, de Edmonton, me respondeu que não acredita que certificações façam muita diferença para quem está contratando (exceção, claro, às profissões regulamentadas); o que realmente conta é o seu histórico profissional e habilidades/aptidões. Não é a verdade absoluta, mas uma opinião de alguém que trabalha em seleção por lá!

Bom, esse tema (carreira) merece muitos outros posts. Ao longo da nossa caminhada vamos falar mais sobre isso.

Um comentário:

Meu Dog Scooby Doo disse...

Acessei blog de vocês sem querer e estou surpreso pela qualidade e desempenho de voçês. Parabéns. Em relação ao mercado de trabalho, gostaria se realmente a certificação APICS e bem vista e solicitada no Canadá. Também trabalho em logística e essa certificação me interessa.
Grato. Abs.