domingo, 28 de novembro de 2010

Unemployed

Depois de pouco mais de seis meses de trabalho num período probatório, na semana passada acabei perdendo meu emprego. Sem traumas, numa conversa muito madura com meu chefe ficou claro que eu não sou o recurso que ele precisa nesse momento. Assim sendo, persiste a amizade mas cada um tem de procurar outros caminhos...

Apesar dos muitos elogios e uma sincera relação de mútuo respeito e admiração, o fato é que a empresa precisa obter novos e significativos negócios no curto prazo - algo que não fui capaz de fazer acontecer. Em especial pelo tipo do negócio e também pela situação econômica atual isso já é um enorme desafio para qualquer profissional, por mais experiente que seja; imagine então para quem não tem rede de relacionamentos local desenvolvida, nem familiaridade com o mercado e o contexto local (enfim, um recém-chegado imigrante)... a boa notícia é que, se por um bom tempo inspirei meu empregador a apostar em mim apesar de tudo, (sem falsa modéstia) algumas qualidades eu possuo.

Essa é a primeira vez que sou demitido (espero seja também a última!), e é inegável que a sensação é péssima - é um tapa na cara da autoestima. É um tropeço doído esse fracasso, e claro que mexe muito com a gente.

Mas como lamentar não leva a nada, o que resta é aprender com mais essa experiência, entender onde acertei e onde errei, levantar a cabeça e procurar uma nova colocação. Considerando que agora tenho a tal Canadian experience e boas referências por aqui, espero que minha recolocação seja bem menos difícil do que foi conseguir esse emprego.

Resolvi publicar isso aqui no blog porque é parte da história de imigração que estamos escrevendo. É uma jornada que tem seus percalços, é bom que saibam os que pensam em também imigrar.

Além disso, os próximos posts vão conter informações sobre a legislação trabalhista e o suporte ao desempregado conforme o que eu for vivendo, para que possam servir para comparação com a prática no Brasil.

15 comentários:

Rafa e Valter disse...

Senti um aperto no coração ao ler seu post, afinal, os primeiros meses aqui, até a conquista do primeiro emprego, é uma luta diária e parece nunca ter fim. E qdo tudo parece bem, novas surpresas.

Em contrapartida o seu entusiasmo e otimismo mostra que pouco será o tempo de desemprego. Digo isso pq nossa experiência até o momento só mostrou que depois desta primeira etapa, um novo Canadá surge.

Deixamos de ser um recém chegados, para sermos um profissional com experiência canadense, ainda mais com a boa referência que vc terá do emprego anterior.

Saiba que estamos na torcida, que suas férias sejam curtas e que nem de tempo de vc falar sobre o auxílio do governo.

Mantenha a cabeça erguida e bola pra frente!

Estamos aqui na torcida, afinal, quem disse que seria fácil.

Bjos sorte!!

Fabio, Valquiria e Letícia disse...

Meu amigo,

Tenha fe dias melhores viram sua experiencia apesar de amarga serve para aprendizado e reflexoes.
Nobre atitude sua ao relatar esta situacao totalmente cabivel na vida de um imigrante recem chegado, onde todos estamos sujeitos.
Estarei aqui como sempre torcendo muito por vcs.

Forte Abraco,

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Exatamente meu amigo. Com a experiencia canadense tudo vai ficar mais facil. E se ele apostou em voce e porque ele viu algo que com certeza outros verao.

E a vida segue...

Dani disse...

Marcio

Nós já te dissemos o qto ficamos chateados com essa notícia. Agora lendo seu post fico feliz em ver o jeito que vc enxergou esse "tapa", como vc mesmo disse!

Que estaremos sempre torcendo por vc nem é necessário falar... Eu só tenho a reforçar um pedido: ATENÇÃO COM O PERÍMETRO!

Bjos =)

Márcio disse...

Animo, força e persistencia....vai dar tudo certo!

Como jah dizia uma sabia pessoa proxima a mim, o que é seu está aguardado... continue lutando e logo terá o que precisa!

Michele disse...

Márcio,
Acredito de verdade que as dificuldades aparecem para nos provar o quanto somos capazes de ultrapassá-las.
Se seu caminho não era por este lado outras oportunidades surgirão.
Confie, persista e tenha calma.
A tempestade vem, mas o sol já está bem atrás para amenizar os estragos causados.

Nós disse...

Quando te perguntarem oq vc faz, vc vai dizer...
I´m between jobs
Pronto!
Nunca ouvi ninguém aqui dizer desempregado...mas entre empregos.
A atitude positiva deles é muito importante.
Abs

Mariana disse...

Oi Marcio, uma pena saber disso... Mas gostei da sua atitude e isso faz toda a diferença! Em breve vc já vai estar empregado novamente, não tenho dúvidas!

Boa sorte!
Mariana

Catarina de Noronha Sêrro disse...

Oi, o meu nome é Catarina, sou canadiana e portuguesa e vou para Toronto em Fevereiro dia 4 para viver! Ando na net à procura de dicas quando vi o vosso blog, ainda não li tudo mas adorei a ideia, também vou criar um blog que possa servir de ajuda. Gostaria também de vos fazer algumas perguntas sobre os primeiros tempos no Canada.
Assim que criar o blog aviso
By the way Parabéns pela vossa gravidez!

anne disse...

Nossa, gostei desse blog !

Ana Celia disse...

Oi Marcio,
nao sei se vc jah esta trabalhando, se nao, tem uma vaga no depto que eu trabalho... qq me escreve: ashimata@(tireisso)rim.com

abracos,
Ana

Unknown disse...

Ola, sou brasileira. resido na capital de sao luis ma, sou enfermeira, 21 anos, vi algumas reportagens sobre a atuaçao precaria de profissionais na cidade de quebec canadá. se tiveres como ajudar me ficarei grata. ficarei disponivel a novas oportunidades. Mantenha contanto! Nathalia Debora

Unknown disse...

Ola, sou brasileira. resido na capital de sao luis ma, sou enfermeira, 21 anos, vi algumas reportagens sobre a atuaçao precaria de profissionais na cidade de quebec canadá. se tiveres como ajudar me ficarei grata. ficarei disponivel a novas oportunidades. Mantenha contanto! Nathalia Debora

Boneca disse...

Uma pena ter perdido o emprego, mas não vale apena lamentar mesmo. Conseguirá outro. Adorei o blog, estava a procura de informações sobre imigração legal para o Canadá e encontrei esse espaço!!! Bem legal mesmo, vou acompanhar!!!
Boa sorte a vocês e tudo de bom!

DEsquerdo disse...

Parou de atualizar?