Ontem, 11 de novembro, foi comemorado o Remembrance Day aqui no Canadá. É um dia de reflexão e homenagem aos militares que perderam vidas em serviço. Para o funcionalismo público, é um feriado.
Como chegamos aqui em Outubro do ano passado, já tínhamos vivido um Remembrance Day. Mas naquela oportunidade tínhamos recém chegado e estávamos envolvidos em mobiliar e equipar o apartamento que tínhamos alugado, um tanto ainda distantes da cultura local. A lembrança marcante foi a quantidade de gente usando o alusivo bottom vermelho naquela semana - demoramos um bocado até entender o que era aquilo.
Nesse ano, mais envolvido na comunidade e já na rotina de trabalho, o Remembrance Day me marcou de forma diferente. Durante o expediente de trabalho, às 11 horas do dia 11/11, o Presidente da empresa pediu a atenção de todos pelo intercomunicador e fez um discurso efusivo e muito emocionante, seguido de dois minutos de silêncio.
Foi muito marcante perceber o valor que os canadenses conferem aos seus militares. Não é uma exaltação de poder bélico ou institucional, mas uma verdadeira gratidão aos homens e mulheres que têm suas vidas em risco em serviço aos interesses da nação.
Nós brasileiros, provavelmente pelas cicatrizes da ditadura, via de regra não temos a mesma admiração pelos nossos militares. É difícil descrever quão diferente é o sentimento das pessoas.
O Canadá se orgulha da tradição de "pacificador" em sua história militar (nunca esteve no centro de nenhum conflito, mas sempre participou ativamente nas Grandes Guerras e conflitos da história contemporânea). Curiosamente, neste momento em que milhões de canadenses rendem homenagens aos seus "fallen soldiers", o governo anunciou planos para estender a permanência das tropas canadenses no Afeganistão para além do fim da missão de combate, previsto para julho de 2011. A serviço da OTAN, o exército canadense deverá permanecer no país para treinar o exército afegão.
sábado, 13 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Comentei exatamente isso com a minha esposa. O feriado tem uma importância incrível para os canadenses.
E a vida segue...
Lá na empresa também paramos por 2 minutos às 11:00am.
Postar um comentário