sábado, 10 de abril de 2010

Job Offer!

Depois de pouco mais de 5 meses no Canadá, estou empregado!

Recebi hoje a job offer para um emprego excelente, depois de um processo seletivo um tanto extenso. Depois da primeira entrevista com a recrutadora, tive uma entrevista com o presidente da empresa, alguns e-mails trocados em follow-up, uma segunda entrevista (agora com outros gerentes com quem vou trabalhar), ainda uma essay sobre minhas forças e fraquezas para a posição, e por fim um almoço com o presidente da empresa. Ufa!

Estou muito feliz e entusiasmado com essa oportunidade!

Ao contrário do que poderia esperar como a maioria dos imigrantes, esse não é um "primeiro emprego" no Canadá, um entry-level para quebrar a barreira da falta da famosa Canadian experience. Me sinto privilegiado por ter, logo de cara, um emprego que faça pleno uso das minhas capacidades e seja realmente desafiador!

Acho relevante compartilhar aqui algumas opiniões sobre esse processo de busca de emprego, essa etapa que acabei de vencer. Devo ressaltar que minhas opiniões são baseadas somente na minha experiência, e não necessariamente servirão para todo mundo.

Quando chegamos aqui como imigrantes, somos de certa forma estimulados a aplicar para vagas entry-level, para conseguir logo um first Canadian job. É importante focar na nossa área de formação/interesse, mas ter a humildade e paciência para recomeçar. Não há nada de errado com esse raciocínio, e nenhum desonra em trilhar esse caminho. Pelo contrário.

Apliquei para algumas posições assim, e nunca recebi resposta. Em uma delas, a job developer do NOW Program que vinha trabalhando comigo conseguiu um feedback sobre a minha aplicação através dos contatos que ela tinha no RH da empresa: overqualified. O RH sugeriu que eu seria um bom candidato para senior positions, apesar de não terem nenhuma vaga assim. Olha que aquela vaga, pelo job posting, nem parecia tão junior assim. Esse causo me fez pensar...

Toda vaga entry-level apresenta menos exigências. Por consequência, um universo muito maior de potenciais candidatos qualificados. Dentre eles, muitos que já tem a tal Canadian experience. Você é só mais um, e a não ser que consiga uma boa indicação, me parece bem difícil haver alguma razão para ser o escolhido. Não faz sentido?

Repetindo o jargão que cansamos de ouvir por aqui, o que os empregadores procuram efetivamente é um bom "fit" para a vaga e para a empresa, alguém que se encaixe como uma luva. Isso é uma verdade.

Sorte, então, de quem encontra uma vaga que pareça ter sido feita pra si. Não é tarefa das mais fáceis, mas é bastante lógico.

Por isso, se eu puder dar um conselho pra quem está pensando em imigrar pro Canadá e imaginando quais dificuldades terá para se incluir no mercado de trabalho, sugiro fortamente que:

1 - fale inglês. Invista nisso antes de vir pra cá. Acredite, mesmo quem tem um nível excelente de inglês no Brasil toma um susto quando chega aqui. Estude antes e depois de chegar aqui.

2 - prepare-se financeiramente para passar um bom tempo sem ter receita aqui; isso vai te dar condições de não se apavorar diante das dificuldades, que vão existir.

3 - faça uso dos recursos que o governo oferece para treinamento em job search. Pratique o que eles ensinam, explore a ajuda dos job developers.

4 - prepare-se sim para ter de dar alguns (ou vários) passos para trás na sua carreira, porque isso pode ser necessário. E não é nenhum demérito.

5 - entretanto, não aceite como verdade absoluta a crença de que você está fadado aos entry-level jobs por falta de Canadian experience. Reconheça as qualidades que fazem de você um profissional único, aquelas competências que realmente te diferenciam. Procure saber que empresas podem ter interesse nessas qualidades. Tenha a coragem e auto-estima para concorrer às vagas que você realmente deseja, que se encaixem ao máximo das suas qualidades.

6 - procure atividades que possam trabalhar suas fraquezas. Aulas de inglês, certificações profissionais, toastmaters, seja lá o que for.

7 - encare networking como um mantra. Conheça gente. Instrutores e colegas de cursos, outros brasileiros, profissionais das empresas em que você gostaria de trabalhar, gente que pratica esportes nos mesmos lugares que você, todo o tipo de gente. É das pessoas que vêm as melhores oportunidades - e não dos websites.

8 - tenha fé. Persevere e não desanime. O universo conspira em favor dos que perseveram.

Bom, é isso aí. Espero que as dicas sejam úteis.

Começo a trabalhar no dia 5 de maio. Até lá, vamos aproveitar as últimas semanas de "férias"...

13 comentários:

Pati disse...

Olá Márcio, excelente post. Obrigada por compartilhar seu relato. Muito sucesso no primeiro emprego!

Rafa e Valter disse...

Parabéns! Boa sorte em seu novo emprego. Suas dicas são muito valiosas.

Unknown disse...

Aeee MArrcio!! Parabens!!! que seja o comeco de uma carreira brilhante!!! Ai no Canada!
e Obrigado pelo Post!

* Cibele & Junior * disse...

UUhhuu!!! Que ótimo!!!
Estamos muito felizes por voce, pois sabemos o quanto é dificil esse processo da busco do primeiro emprego, e voce conseguiu!!!!
Parabéns, Parabéns, Parabéns!!!
Precisamos marcar uma comemoraçao!!
Beijos

Sibéria disse...

Olá Marcio
eu e meu marido estamos estudando a possiilidade de imigrar.Ainda estou estudando nos primeiros passos.Boa Sorte no seu first job.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Parabéns por esta conquista e obrigado pelo seu relato.

E a vida segue...

Júlia disse...

Oi márcio... Parabéns pelo primeiro emprego.. e muito obrigada pelo post... vc não tme idéia de como esse tipo de post nos ajuda a encarar todas as dificulades. E sempre sabermos que estamos no caminho certo.

Abraços. Júlia Quirino

Carlos Vasconcelos disse...

Fala Márcio...
Camarada...estou muito feliz em ver mais essa conquista de vocês. Quando vcs tinham saído de SC, várias pessoas da qual temos amizade em comum, disseram que era uma loucura largar tudo. Porém eu disse na época que você não ficaria mais de 6 meses sem trabalho por aí !!!E aí está...!
Parabéns amigo....final de semana te ligo para um papo. Abraços.

Unknown disse...

Parabéns, sobrinho! Muito sucesso para vocês e um beijo na Fabi.
Fernando e Liz.

Unknown disse...

Márcio,

Fiquei muito alegre quando li o relato da sua vitória e os conselhos vou procurar segui-los.

Grande abraço e sucesso.

Filipe Portes disse...

Ola Mário,

meu sonho de viver no canadá começou a pouco tempo, ainda estou estudando qual a melhor forma de pleitear um visto de trabalho, e tenho muitas dúvidas.
talvez você possa me ajudar com algumas. Por exemplo, para um visto de trabalho temporário é necessário um job offer correto? li no site que minha área de atuação não precisa de aprovação do HRSDC, será possivel obter um job offer daqui do brasil, antes de estar vivendo no canada? Ou devo me dedicar a um visto de trabalho permanente?

desculpe o texto longo... e obrigado pela sua atenção! Espero te agradecer pessoalmente algum dia.

Meus sinceros parabéns por toda sua batalha pra chegar ai!!

Márcio disse...

Filipe,

Lamento não poder te ajudar, pois não entendo nada sobre visto de trabalho. Meu visto é de imigrante (residente permanente). Sugiro pesquisar sobre o tema no www.cic.gc.ca , toda a informação oficial vai estar lá.

merciquebec disse...

oi márcio, excelente post, muito esclarecedor. Fico muito feliz pela sua conquista - sucesso pra vc. merci por compartilhar sua experiência tão importante. abs. elen=0)