terça-feira, 6 de abril de 2010

Por falar em multa... riding the GO Transit

Seguindo a sugestão da Dani, aproveito a deixa do post anterior para compartilhar também uma outra história que pode ser útil a marinheiros de primeira viagem. É sobre o GO Transit, que opera linhas de trem e ônibus para diversas cidades no entorno de Toronto, com um padrão de serviço excelente.

Numa oportunidade, resolvi ir até uma cidade para entrevista usando o GO Transit, ao invés de alugar um carro. Foi uma viagem de trem partindo da Union Station até Burlington, e de lá uma conexão para um ônibus até o meu destino. A passagem de ida e volta custou $22,80 e comprei o passe na própria Union Station.

Atento às informações das telas para identificar a plataforma de embarque e não perder o horário, entrei feliz e contente num dos confortáveis vagões do trem, deslumbrado com a aparência e conforto. Tomei um assento, puxei um livro e me dediquei a leitura.

Em alguns minutos, um fiscal da GO Transit se apresentou pedindo pra ver meu ticket. Tirei o passe do bolso e ele me olhou estranho, perguntando por que o meu cartão não estava "cancelled". "Como assim, cancelled?" "Senhor, você está sujeito a uma multa de $100 por não ter cancelled seu ticket antes de entrar no trem".

Acho que a minha cara era de desespero, pois o indivíduo se compadeceu e me perguntou com que frequência eu viajava de GO Train. "É minha primeira vez, eu realmente não sabia..."

Ele me pediu documento de identidade, confirmou por rádio que eu nunca fora advertido ou multado, e ao invés da multa me aplicou uma advertência (agora meu nome está registrado lá!).

A essa altura eu já estava morrendo de alegria por não tomar uma carcada, e insisti com ele que eu realmente não fazia a menor idéia do procedimento.

Pacientemente, então, ele me explicou que na área de embarque há umas máquinas que marcam o bilhete, indicando o horário/linha em que aquele passe foi utilizado.

Cabe ao usuário fazer esse "cancelling" do bilhete antes de entrar no trem. Nem sempre há fiscalização nos vagões (na volta dessa viagem, por exemplo, não houve), mas se você estiver com um passe "non-cancelled", são $100 pra aprender.

Fique esperto.

6 comentários:

Mariana disse...

Ola Marcio,

desse jeito vcs vao ficar super famosos pela cidade, rs. Estas "pegadinhas" são terriveis e precisamos ficar sempre atentos pra nao cair nelas.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Vixe. Mas não precisa passar por todas essas "pegadinhas" pra nos dar as dicas. Hehehe.

E a vida segue...

Sweet Canadian Life disse...

Ola Marcio,
Eu sou fa numero 1 do Go Train. Sou usuaria ha' 11 anos. Eu geralmente compro o Ticket mensal e nao preciso cancelar nada. Somente apresentar ao fiscal se ele pedir.
No final do ano, posso "claim" os gastos mensail do Go Transit no Imposto de Renda.

Abracos,
Denise

MKT disse...

Bom saber: andei pesquisando aluguel em cidades no entorno de Toronto, parece mais barato não? Neste caso, o GO é o canal...se a despesa compensar. Que acha?
Abraço,
Renato
www.torontoconnection.blogspot.com

Márcio disse...

Renato,

Muita gente mora nos chamados subúrbios e vem trabalhar em Toronto de GO Train. Realmente o serviço é muito bom e o trajeto é rápido (muito melhor que o trânsito).

Certamente morar nas cidades menores pode proporcionar economia na moradia, mas acho que considerando o custo do transporte a coisa fica empatada, se não em favor de morar em Toronto mesmo.

O que pesa mesmo nessa decisão é que tipo de vida você quer levar, pois as cidades menores tem um astral totalmente diferente de uma metrópole...

Particularmente, escolhemos passar nossos primeiros meses morando em Toronto mesmo, pelas facilidades que a cidade oferece (por exemplo, nós moramos num prédio que tem acesso indoor ao metrô). Acho que a decisão foi acertada, e agora que já temos uma idéia melhor de como é a vida aqui, como é o clima, etc. podemos analisar e explorar com mais propriedade as demais cidades.

Tratto Beauty Canadá disse...

nossaa, eu ja andei de GO transit milhoes de vezes, e nunca cancelled my ticket..rs...mas tb nunca teve ninguem passando pra ver o ticket...teve ate uma vez que na pressa pq o trem ja estava na plataforma esqueci de comprar o ticket, simplesmente entrei...depois que ja tava dentro é que percebi o que tinha feito, bom a sorte foi q nesse dia tb nao teve ninguem passando ´pra ver o ticket..que sorte a minha..quando voltar terei q ver essas coisas, pois nunca me disseram q tinha q chancelar o ticket. bom saber. bj