quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Como Levar Dinheiro? (3)

Depois de muito pesquisar e considerar os valiosos comments nos posts anteriores sobre o tema, nos rendemos ao HSBC Premier.

Fomos até a agência do banco para conhecer mais detalhes na fonte, ao vivo. Pesou muito na nossa opção a facilidade de movimentação de recursos entre contas de mesma titularidade em países diferentes, sem a necessidade de contrato de câmbio (até US$9k por mês). Isso quer dizer que facilmente podemos manter nosso dinheiro aplicado no Brasil, e transferir para a conta canadense conforme a necessidade.

Confesso que fiquei um pouco decepcionado com o atendimento até agora. Demorou mais de uma semana para abrirem a conta, e até agora ainda não foi aberta nossa conta canadense. Apesar da atenção da gerente, do requinte das instalações e toda a pompa do Premier, agilidade não pareceu ser o ponto forte, pelo menos até agora.

De toda forma, amanhã vamos mais uma vez conversar com a gerente e tentar avançar. Me arrependo não ter aberto essa conta antes...

9 comentários:

Dario disse...

Fica tranquilo, nosso também foi demorado e ainda não recebemos o cartão de crédito canadense!!! Creio que é normal essa demora toda!
abraços

familiaandreadis disse...

Marcio,

Se não me engano, eu só recebi o cartão de débito ai no Brasil. O de crédito foi enviado somente depois de eu chegar aqui em TO e ir na agencia preencher a proposta, pois eles precisam enviar para o seu endereço aqui no Canadá.

Foram +- 25 dias para receber o talao de cheques e cartao de débito no meu endereço no Brasil.

Acho que seria legal voce conversar com seu gerente.

[]s

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

O HSBC será provavelmente a maneira que escolheremos também. Mas como só vamos no segundo semestre do ano que vem, vou cuidar de tudo em 2010.

E a vida segue...

Marilena disse...

Infelizmente o trabalho do HSBC não é dos mais competentes. Após a demora de tudo no Brasil, tivemos a ingrata surpresa de encontrar ainda mais demora aqui no Canadá e muito dinheiro jogado fora por conta disto. Ainda estamos correndo atrás de algumas coisas porque 2 busines day no HSBC daqui em geral leva 2 semanas, rs. Apesar de tudo isso eu nao me arrependi de ter optado pelo Premier porque não encontrei ainda melhor opção para trazer o dinheiro para cá. Esta conta facilita muito a vida da gente tanto na chegada quando na manutenção no dia a dia. Boa sorte para vcs.

bjs

Marilena disse...

Isso que voces estão vendo no HSBC do Brasil vai se repetir aqui também infelizmente. Mas ainda acho que é a melhor opção para nós brasileiros imigrantes. Não pagamos taxa nenhuma e a transferencia (já fizemos várias) é realmente fácil.
Para o César, acho que uns seis meses de antecedencia está bom para o HSBC, rs, rs. Mas falando sério nós demoramos muito tempo para abrir a conta porque o pessoal do Brasil insistia que tinhamos que escolher a agencia (e como não sabiamos para que região iriamos...). Mas na verdade a agencia é bem irrelevante, porque o cliente Premier é atendido da mesma forma em qualquer agencia.

teste disse...

Vocês por acaso sabem de quanto é a taxa de câmbio praticada pelo HSBC para a transferencia de uma conta premier no Brasil para outra no Canada, de mesma titularidade?

Explico o porque. Tenho transferido para o BMO (Bank of Montreal), como remessa de dinheiro para o exterior, ou nome parecido com esse. A taxa de conversão aplicada pelo Banco Rendimento no Brasil, que é o intermediário que envia o dinheiro para o BMO é de 1,74 real por dolar Canadense. Com as taxas de tranferencias já descontadas (40 USD pela remessa cobrados pelo Banco Rendimento + 14 CAN cobrados pelo BMO + IOF), compro 2810 dolares canadenses com 5000 reais. Ou seja (e esta é a informação que interessa), o dolar canadense acaba saindo a 1,78.
1,74 era o preço sem taxas; com as taxas especificadas acima, num montante de 5000 reais, o dolar saí a 1,78.
Quanto maior o valor comprado e transferido, menor o preço final de cada dolar. Mas, digamos, grosso modo, se comprar 15 mil reais sai a 1,75, nunca menos de 1,74, que eh o preço livre de taxas.

Esse foi o melhor preço que consegui. Pelo HSBC sairia a quanto o preço do CAD nessa transferencia entre contas premier?

obrigado e boa sorte pra todos vcs!

abs

teste disse...

Olá, me parece que na data de hoje a tranferencia via hsbc, de contas de mesmas titularidade no brasil e no canada, me parece, que o dolar por ela está sendo feito hoje a 1,65, , 1,67, + iof, (que é pouco). O que vale a pena demais em relação a forma que comentei antes, a 1,78...

abs


roberto

teste disse...

Falei com o pessoal do HSBC hoje, do brasil e do canadá. No Brasil os cartoes de credito, sendo o master primeiro pedido, sao isentos de anuidade. No canadá, me parece, me parece, que também. Sao livres de anuidade. Se alguém puder confirmar isso seria bom. Mas a questao é em quanto tempo eles darão esse cartao de credito no canada, pois nao sei se vc quando abre a 2a. conta no canada, ja depois de ter aberto a do brasil, e aberto a do brasil recentemente, se o teu historico de credito é trazido, ateh porque tendo aberto a conta no brasil tao recentemente que historico de credito eles tem para garantir às regras canadenses de que vc é idoneo etc. Enfim, essa duvida ainda persistiu: tendo aberto tao recentemente a conta no hsbc brasil quanto tempo terei de esperar por um cartao de credito no canada?

Ficar com o do brasil? tudo bem, por um tempo; mas veja bem, fazer compra em dolar canadense, que sera convertido pra americano e depois pra real... definivamente, nao vale a pena, soh no caso de emergencia... tenho feito isso, cobradas as taxas, o valor do dolar canadense fica em torno de 1,75 reais, incluindo já aí aquela taxa de compra no exterior. Portanto, em relação ao 1,65 da transferencias entre contas de mesma titularidade, vejam o quanto q se perde. Fiz as contas aqui: 5000 reais fazendo a remessa e com taxas todas inclusas pagando o dolar a 1,78 (via banco rendimento) vc transfere 2808 dolares. A 1,65, que seria via o HSBC, vc transfere 3030 dolares. Uns 220 dolares comido no cambio... Isso a cada 5000 mil reais...
Entao vale a pena ter o cartao de credito canadense, para nao perder no cambio. Vejam pra mim por favor, se alguem souber, se ele é mesmo gratuito no canada, o master, e em quanto tempo se consegue ele.

é isso. na sequencia posto uma outra coisa sobre o cambio ainda, que vale a pena e pode interssar.

abs

roberto

teste disse...

Gostaria aqui de comentar minha experiencia com o cartao pre pago do banco rendimento/cotacao, o VTM (visa traveller money). muito comodo, mas é o pior cambio. COmodo pq vc paga de casa mesmo, fazendo um doc pra eles la no rendimento, depois de acertar a taxa de cambio com eles. A cada vez eh uma insistencia, vc tem de falar com fulano beltrano sicrano ate conseguir ficar com a taxa a do dolar americano a 1,90. Aí, como eu fiz, comprei 1000 dolares. 1900 reais. Sabem quantos dolares canadenses isso virou? 1035. Ou seja, paguei cada dolar canadense a 1,84 reais. Cambio pior que esse soh na loja do Rendimento/cotacao aeroporto de guarulhos, onde eles combraram 1,87 o dolar canadense em 6/9/2009. Na pressa...

Pra quem vai usar dolar americano ou euro esse cartao ateh que deve ser bom, mas nao muito, pois o dolar americano sai a 1,92 no cartao Visa do banco do brasil, por exemplo, ja com taxa inclusa, aquela de compra no exterior, enquanto que no cartao prepago VTM cotacao paguei 1,90 na mesma época. Entao, o cotaçao esconde as taxas, eles ganham no cambio, no valor de venda do dolar. Entao, quem for usar o VTM veja aí, veja quais sao as suas necessidades. pois sai muito caro transferir dinheiro pro canada com ele, e um pouco menos caro pros eua ou pra europa-euro com ele. Quem vai viajar um mes, dois meses, sei la, até meio ano, talvez valha a pena, pelo controle que ele dá, alguem pode abastece-lo do brasil, no caso de filhos, p. ex.

eh isso aí,
mais uma vez, abraço e boa sorte todos.

Roberto