segunda-feira, 19 de maio de 2008

Documentos enviados!



Na última quinta-feira (15/05) finalmente enviamos os documentos para o Consulado. Foram 57 dias desde que recebemos o pedido...

Juntamos toda a documentação em 6 envelopes plásticos (daqueles que se usa em fichários para arquivar folhas soltas), separados pela natureza do conteúdo: formulários, documentos civis, educação, experiência profissional, comprovantes de fundos, outros documentos, e evidências da nossa união estável.

De tudo o que reunimos, dois desses envelopes merecem alguns registros:

- Proof of funds: esse foi o que mais atrasou, pois eu contava com um bom dinheiro do PLR do ano passado, e demorou pra eu receber. Além disso, incluímos nossos dois carros como patrimônio, e um deles ainda estava alienado (depois de quitarmos, o Detran levou quase duas semanas para emitir novo documento constando "Sem restrições"). Enfim, comprovamos ter em dinheiro (poupança, fundos de investimento, e ações) pouco mais que o mínimo exigido, e mais os carros como patrimônio. Não sabíamos como valorizar os carros, então enviamos cópias dos documentos com a impressão da consulta da Tabela FIPE do próprio site da FIPE. Espero que aceitem...



- Common-Law relantionship evidence: isso era algo que de certa forma me preocupa, pois não temos conta conjunta, nem financiamentos em conjunto, nem bens comuns - nem correspondências antigas no mesmo endereço nós temos! Além do formulário solicitado, encaminhamos nossa declaração de união estavel feita em cartório; uma declaração do proprietário do apartamento que aluguei quando fomos morar juntos; recibo de despesas médicas em meu favor referenciando tratamento para a Fabiana; contrato de telefone celular num "Plano Família"; nota fiscal de hotel em que ficamos durante uma viagem a Argentina acompanhado de um CD com fotos da viagem, e também de outras viagens em diferentes datas.

Bem, enquanto reuníamos os documentos e preenchíamos os formulários, uma série de pequenas dúvidas me ocorreram. Acho que é normal. Aquelas que eu considerei dignas de esclarecimento, perguntei bem objetivamente à Maria João, que sempre respondeu de forma ainda mais objetiva. As dúvidas menores, simplesmente segui o bom senso e os relatos de quem já passou por essa etapa.

Espero que dê tudo certo.

6 comentários:

Mariana&Daniel disse...

Parabéns! Que coisa boa é "se livrar" desses documentos, né? Também sofremos um pouquinho...

Sobre a parte dos fundos, fizemos igualzinho a vocês!

E sobre a parte das provas da common-law, imagino que eles não impliquem não, né? Será? Até fotos vocês estão enviando!

Boa sorte na nova fase!!

Mariana

Re disse...

Parabéns!
E Bem-vindos ao clube dos que aguardam o pedido de exames :)
Abraços

Sandro e Família disse...

Parabéns por mais uma etapa vencida no processo e agora é só esperar pelos exames médicos.


Abração

s disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anne, Samir e Gabriel disse...

É nosso primeiro acesso ao blog de vcs e queremos já desejar felicidades por mais uma etapa vencida! Tbm estamos na corrida pelo processo, mas ainda no comecinho, tipo coleta de dados, sabe? Pra amenizar a ansiedade e ajudar futuramente o pessoal, tbm montamos um blog. Se der, acessem http://embuscadaneve.blogspot.com .

Boa sorte nesta nova fase!!!

Brubs disse...

Ola, achei o blog de vcs e queria tirar uma duvida, Um B.O seria restritivo a migração para o canadá?