sexta-feira, 28 de maio de 2010

O poder público e a comunidade

Há poucas semanas recebemos uma carta num envelope da cidade de Burlington.

Era uma carta do councillor (equivalente a um vereador) da nossa região, informando que há uma proposta de alteração de zoneamento em discussão na prefeitura, para atender a pedido de uma empresa que pretende construir um prédio de 14 andares na nossa vizinhança. Havia mais informações sobre o empreendimento e um mapa da sua exata localização.

O councillor queria dar conhecimento da proposta à vizinhança , ouvir opiniões e informar que uma audiência pública seria realizada para oferecer à empresa a oportunidade de apresentar mais informações, e à comunidade o espaço para manifestar suas objeções ou apoio.

Não há nenhuma questão ambiental que gere polêmica. Nada de anormal. Apenas a percepção de que evidentemente um prédio de 118 unidades onde havia um punhado de casas vai causar algumas alterações na vizinhança - trânsito, demanda por serviços públicos, etc.

Fiquei muito feliz com a carta. Não pelo empreendimento, mas pela atitude do councillor, homem público eleito para atender aos interesses da comunidade. Como aqui a eleição é distrital, esse councillor é o representante do nosso bairro. Como tal, ele está fazendo o que se espera dele - aproximando a comunidade das discussões que afetam as vidas de quem vive aqui.

Uma semana depois, recebemos outra carta, desta vez do planner (o técnico responsável pelo planejamento urbano na prefeitura), informando sobre tal projeto com muito maior riqueza de detalhes. Convidava-nos a apresentar nossos comentários, manifestar opinião, pois esses inputs influenciarão o final report com as recomendações dele quanto à aprovação da proposta.

Hoje chegou uma nova carta, novamente do councillor. Informa a data e local da audiência pública.

É muito bom perceber que o poder público está próximo e a serviço das pessoas. É esse tipo de atitude que alimenta a sensação de efetiva cidadania por aqui.

15 comentários:

Pat disse...

Igualzinho aqui no Brasil..rs
Muito bom! FIcou mais contente em saber que em breve estarei morando em um lugar onde o poder público "conversa" com a comunidade!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

E ainda me perguntam porque escolher o Canadá.

E a vida segue...

Deni disse...

Ola, queria abusar um pouco de vs. Burlington fica a que distância de Toronto? Vs estudam em alguma universidade?

Filipe Moreira disse...

O bom senso de cidadania é outra coisa né...
Poder público do público, totalmente essencial, e nos faz contentes de arcar com impostos que são devidamente utilizados em todos os sentidos, inclusive em representantes honestos!
Grande abraço!
Filipe Moreira
http://dreamoncanada.blogspot.com/

Márcio disse...

Deni,

Burlington fica a 65km de Toronto.
Eu estou cursando um programa para imigrantes na York, em Toronto. Estou fazendo só uma disciplina, assim vou até lá só uma vez por semana...

Carlos, Fernanda e Anna Luiza disse...

gIgual no Brasil, neste ano muitos irão receber várias dessas, só que pedindo voto. Depois de ganharem os voto, só receberão outra ¨cartinha¨ daqui 4 anos....!!

E ainda me perguntam porque escolher o Canadá (2).

Abraços,

Tania Vianna disse...

Olá, tb pensamos em chegar por Toronto,mas não quero ficar muito meses lá. Como é Burlington p/ TI?
Estamos no início do processo, meu marido fará o IELTS neste mês de junho, dia 6.Ele é da aéra de TI e eu sou Enfermeira.E qual o site q vcs usaram p/ locar apt?
Obrigada,
Muita força.
Tania e Andre.
http://sagacanadense.blogspot.com/

Márcio disse...

Tania,

IT está em todo canto, mas certamente nas grandes cidades vão estar as melhores oportunidades. Já enfermagem é um campo fantástico por aqui em qualquer lugar, apesar da dificuldade inicial para reconhecimento das credenciais e habilitação profissional. Recomendo a você procurar desde já conhecer os programas de bridging para nurses - a York University tem um, e acho que a UofT também.

Quanto a ferramentas para achar apartamento, há muitas disponíveis. Nós encontramos o apto que alugamos em Toronto simplesmente andando pela vizinhança que gostamos. Aqui em Burlington achamos o site do próprio prédio (uma empresa é dona do prédio e todos os apartamentos são alugados por ela).

Toni Haag disse...

Márcio!
Satisfação ver o teu blog!
Saudades cara!
TONI

Anônimo disse...

Muito bom mesmo! Voto distratal é a melhor forma de democracia indireta! =)
Sabemos quem é quem... quem está trabalhando e quem não está...

Abraços!

Igor Andrade disse...

Igualzinho no Brasil. Construíram um prédio vizinho a minha casa, que cedeu um pouco por causa do grande peso da obra e apareceram algumas rachaduras nas paredes. Sem contar que o meu carro depois de algumas semanas ficou cheio de pontos de cimento preso a pintura. Até hoje não apareceram os responsáveis e já concluíram as obras. Paguei o pato, bonito!

Felipe e Mariana disse...

Márcio,
Me dá uma força, estamos para começar o processo de emigração, mas na verdade estamos na dúvida entre Austrália e Canadá. A idéia original era o Canadá, só que como não temos emprego certo e não somos de nenhuma das carreiras em demanda, precisamos arranjar uma oferta. Já com a Austrália o processo parece menos complicado, porém mais longo e caro. Queria saber o quanto vocês gastaram mais ou menos no processo e se usaram algum tipo de consultoria. Pode me ajudar? Comente no nosso blog ou responda para felipe.f.melo@hotmail.com , pode ser?

Unknown disse...

Muito bom ver como funciona por ai...eu vivo no Japão e por aqui a comunidade cobra bastante dos políticos, em várias questões, mas me surpreendí com o Canadá, pois nem aqui os políticos mandam cartas como estas que receberam....deveria ser assim em todos os lugares, afinal quem paga os salários altíssimos deles, somos nós!

Unknown disse...

onde andam??????? não atualizam mais??????? Saudadessss...... que chegue logo dezembroooooo.... :d

Unknown disse...

Onde andam queridos????? não atualizaram mais????? saudadess..................... que chegue logo Dezembrooo :D