quinta-feira, 20 de maio de 2010

SR&ED Tax Credit

Comecei a trabalhar há duas semanas, e tenho aprendido muito. Algo que me chama a atenção e que resolvi comentar aqui é a relação entre o governo e a iniciativa privada no Canadá. Quase todo dia eu descubro a existência de um programa diferente para alavancar a economia, desenvolver tecnologia, incentivar empreendedorismo.

Nesta semana estive num evento da Niagara Industrial Association, e lá fiquei sabendo da existência de um programa de tax credit chamado Scientific Research and Experimental Development, ou SR&ED (é impressionante o quanto gostam de siglas neste país...)

Trata-se de um programa de crédito fiscal para incentivar a pesquisa científica e o desenvolvimento de tecnologia. A idéia é bastante simples: o governo retorna para as empresas, mediante o atendimento de determinados critérios, uma boa parte das suas despesas (ou investimentos) em pesquisa e desenvolvimento. Em Ontario, esse crédito pode chegar a pouco mais de 41%. Ou seja, a empresa gasta $100k no ano, recebe de volta $41k.

O principal critério de elegibilidade é a caracterização da ciência aplicada - método investigativo, fatores desconhecidos, experimento, inovação... mesmo que a experiência não resulte em sucesso, ainda assim a empresa recebe o retorno fiscal. Afinal, a intenção é incentivar a ousadia, a tentativa, a pesquisa. E insucessos fazem parte do processo...

No ano de 2009, o governo concedeu mais de $7 bilhões em créditos fiscais de SR&ED, uma cifra nada desprezível. Há um forte incentivo governamental para que as empresas apliquem para o programa, pois a percepção do governo é que para cada $1 concedido geram-se $1,50 para a economia, em empregos, maiores salários, novos produtos e tecnologia, patentes, etc.

4 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Esse incentivo à pesquisa deveria ser copiado pelo Brasil. Um país sem incentivo à pesquisa tem seu desenvolvimento prejudicado seriamente.

E a vida segue...

Carlos, Fernanda e Anna Luiza disse...

Muito interessante..! Sempre achei que o Canada seria um país interessante para investir e montar uma empresa. Não vejo a hora de chegar ! Valeu Márcio, importante informação.
Abcs

Filipe Moreira disse...

Pesquisa é sempre vantajoso, seja pessoalmente quanto profissionalmente. No Brasil é simplesmente desanimadora a vontade de fundar uma empresa sem o apoio devido do Governo Federal...

De toda forma, serei seu novo leitor assíduo! Risos.

Grande abraço!

test disse...

Olá,
estou indo para o Canadá em janeiro do próximo ano. Enviei um email para vocês, solicitando ajuda.Por favor confirmem o recebimento. Abraço!