domingo, 14 de março de 2010

Estamos Vivos!

Apesar do longo sumiço por aqui, nós estamos vivos!

Estamos caminhando para o final do nosso 5º mês em Toronto, e o que não falta é história pra contar desse período todo que ficamos sem postar. Vamos, então, resumir...

Passamos pelo temido inverno numa boa. Hoje começou aqui o Daylight Savings Time, equivalente ao Horário de Verão brasileiro, quando avançamos os relógios em uma hora. Isso significa que: [1] a diferença de horário para o horário de Brasília é de apenas 1 hora, e [2] o inverno já era!

É verdade que esse inverno foi muito ameno para os padrões canadenses. Enquanto os EUA e a Europa sofreram com fortes nevascas, aqui em Toronto tivemos poucos dias de neve. Ainda bem que pudemos passar o Ano Novo em Ottawa, a convite do Cláudio, pra ver o que é neve de verdade.

Fizemos novas amizades por aqui, especialmente com os brasileiros que como nós estão batalhando pra se estabelecerem, e sempre ajudando uns aos outros.

Depois de passar por programas de apoio ao imigrantes, como o NOW e o SCAPE, desde Janeiro estou procurando emprego. Não é uma fase muito fácil, pois se de uma lado a falta de experiência canadense dificulta o acesso às vagas mais qualificadas, tenho sido visto como overqualified para as posições mais entry level. A solução? Perseverar e especialmente criar networking, porque no final das contas a indicação (referral) é o meio de recrutamento mais utilizado.

A Fabiana continua aplicada às aulas de inglês, e melhorando a cada dia. É interessante que ela aprende na escola coisas sobre a cultura do país, e volta e meia volta pra casa com uma estória pra compartilhar - desde a origem do Valentine's Day até o processo de extração e beneficiamento do Maple Syrup! É um barato...

Outra experiência interessante foi acompanhar as Olimpíadas de Inverno, ainda que pela tv (não, infelizmente não fomos pra Vancouver). Aliás, não deixe de ver aqui a propaganda do governo de British Columbia para promover o turismo. É sensacional!

Apesar da avalanche de medalhas de ouro conquistadas pelos canadenses, até o último dia faltava a medalha que realmente importa pra eles: ice hockey. A vitória contra os EUA, com Golden Goal na prorrogação marcado pelo Sidney Crosby, o prodígio queridinho dos crazy cannucks, foi demais! A empolgação das pessoas e a festa em downtown é comparável ao que aconteceria no Brasil se a seleção ganhasse a Copa do Mundo sobre a Argentina, com Golden Goal do Kaká...

Por falar em propaganda boa, eis uma obra de arte. Se neve e imigração são marcas desse país, certamente o Tim Hortons também é, e essa peça é uma aula de publicidade.

Ah, finalmente encontrei um curso de inglês subsidiado pelo governo para o nível avançado, que realmente me ajude a progredir. Começou há duas semanas o english training que é parte do programa de bridging da York University. Não sei quão bom vai ser o programa, mas até agora tem sido excelente. No segundo semestre começa uma nova turma, então fica a dica para quem está chegando...

Bom, é isso. Todo dia aprendemos alguma coisa nova, e continuamos na batalha.

4 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Quanta coisa acontecendo. E é muito bom que tudo vai caminhando bem. Que só melhore daqui pra frente, sempre com novidades boas.

E a vida segue...

Unknown disse...

Olá! Meu nome é Claudimir e estou pesquisando o máximo sobre o Canadá. Tenho muito interesse em ir para esse país sensacional e faço minhas buscas com frequência e acabei encontrando este site. Adorei o conteúdo do blog.
Gostaria que pudessem me ajudar a tirar algumas dúvidas e se possível, que pudesse me dar algumas orientações.
Se puder me responder via e-mail, ficarei muito grato!
O endereço é aliancacbs@hotmail.com
Obrigado!!

Unknown disse...

Se tiver alguma outra forma de contato, por favor me passe!
Obrigado!

nina cantelli disse...

Helo!!Sou Janaina 28 anos e meu marido Digo 29 anos, e um filho de 1/4 meses, estamos muito afins de ir para este país, obrigada pelas dicas... mas gostariamos de saber, quanto mais ou menos temos ter de dinheiro para arrumar a vida ai? Somos classe média entao nao queremos luxo e sim qualidade... sucesso pra vcs!!! Abraços...