quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SCAPE @ MicroSkills

Hoje tivemos nossa primeira neve "de verdade". Na segunda-feira chegou a nevar durante o dia, mas não o suficiente para cobrir o chão e deixar a paisagem branquinha. Já hoje pela manhã, quando acordamos, tudo já estava coberto pela neve!

(vista da nossa sacada, hoje pela manhã)

Pena que choveu também enquanto nevava, e com o céu cinzento a paisagem não fica tão bonita. Amanhã a previsão é sol e neve, por isso espero ter melhores fotos desse inverno canadense para postar muito em breve.

Mas o propósito desse post é outro...

Quando ainda estávamos nos preparando para aplicar para o processo de imigração, um dos temas que me ocupava era o ingresso no mercado de trabalho canadense e as possibilidades de homework que pudessem facilitar a guerra por aqui (veja esse post, de 27/07/2007). Nas minhas pesquisas, uma das coisas que encontrei foi uma entidade americana chamada APICS, que emite algumas certificações profissionais para profissionais de supply chain e administração industrial (ou engenharia de produção).

Na época, consultei os custos do curso preparatório e da certificação no Brasil, a acabei desistindo de investir uma quantia nada desprezível numa certificação que eu não tinha certeza se poderia ajudar por aqui.

Agora, nas minhas pesquisas por programas de bridging mais direcionados para a minha experiência profissional, acabei topando com um flyer de um programa ministrado pela MicroSkills, chamado SCAPE (Supply Chain Awareness Program for Employment).

O flyer é meio pobre de informações, mas o programa é muito interessante. Na verdade, o que eles fazem é o curso preparatório + custos da certificação de um módulo + membership da APICS (ou ainda de outras duas entidades, CIFFA e PMAC), além de alguns outros workshops, tudo custeado pelo governo de Ontario.

O programa é, portanto, bem direcionado, para os profissionais da área de supply chain. Os requisitos básicos são ter alguma experiência ou treinamento nessa área e ser imigrante (landed há no máximo 3 anos).

Além do conteúdo do curso, esse programa certamente vai ajudar com o vocabulário específico da área, dar uma visão geral da estrutura e práticas de logística no Canadá, e servir como instrumento de networking (não só com os colegas e instrutores do curso, mas com os demais members da entidade).

Penso que esse programa é diferenciado, dentre os muitos custeados pelo governo (ou melhor dizendo, pelo contribuinte). É uma pena que não seja tão bem divulgado, mas a idéia de oferecer aos imigrantes treinamento para certificações profissionais nas suas áreas específicas de experiência/expertise me parece muito inteligente. Nada contra os programas voltados para todos os tipos de profissionais (como o NOW, que também estou cursando e gostando), mas essa iniciativa me parece muito mais efetiva para facilitar ao imigrante o acesso ao mercado de trabalho na sua área de formação/experiência.

9 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Dica muito importante. Valeu. Quanto à neve não aguento ler mais posts sobre ela, porque dá uma inveja daquelas. Chega logo inverno de 2010.

E a vida segue...

Ninha disse...

Puxa vida, que interessante.
Com certeza vai ajudar a muitos imigrantes da sua área e servirá de exemplo para nós que estamos chegando também em verificar todas essas possibilidades para se recolocar e crescer , sempre.

ABraços
Ninha

Ana Celia disse...

Eu fiz CIFFA - mod I, que foi bem instrutivo. Legal, vc tbem eh da area de Comex.

abracos,
Ana

Fabio Cuizzi disse...

Boas dicas, parabens e muito sucesso na sua vida profissional.

abs.,

fabio

Unknown disse...

Olá Márcio e Fabiana.
Fiquei muito feliz por encontrar o blog de vocês!
Eu tenho quase 14 anos e faz 2 anos que realmente pretendo morar no Canadá.
Fiquei em torno de 2 horas e meia lendo todos os tópicos do blog, e isso me motivou ainda mais a imigrar para o Canadá.
Pretendo fazer um intercâmbio em breve.
Vou acompanhar cada postagem de vocês no blog!

Sucesso para vocês, e que sejam realmente muito felizes aí!!
Abraços

Unknown disse...

Oiii amigos Canadenses...... estamos com saudades!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos

Unknown disse...

Fabi e Magrão.... nos liguem... queremos saber das novidades de voces... e contar as nossas.... voltamos de um cruzeiro... e estávamos na praia... por isso estávamos em OFF... mas já estamos em ITJ... Muitas saudades de vcs.... temos pensando em voces... principalmente na praia... o pessoal pergunta de vcs e tal...

aqui como imaginam... um CALORZÃOOOOO... pegamos paraia hoje... tava muito bom....

aguardamos noticias!! fiquem bem

beijos

Aline e Robson

FELIZ 2010........

Fabio disse...

Olá Márcio,

Também surgiu a idéia de morar no Canadá. Vou me casar agora em maio e eu e minha futura esposa estamos começando a procurar informações sobre o processo e etc.
Moramos no RJ e temos um casal de amigos que está indo morar em Quebec. Eles vão nos passar algumas informações sobre como fazer o processo.
O que mais me preocupa realmente é o mercado de trabalho e procurando, por acaso, achei esse seu blog e você está falando justamente do mercado que me interessa, que é o de Engenharia de Produção.
Sou Engenheiro de Produção e estava difícil achar alguma coisa nessa área. Gostaria muito de saber de mais algumas dicas.
Podemos nos comunicar por e-mail?
Meu e-mail é fabiomgc@gmail.com

Grande Abraço.

Fábio Cunha.

Unknown disse...

Ola
Estou precisando da sua ajuda, trabalho na gerdau e fiz o 1 modulo do curso da APICS e passe na 1 prova. Gostaria da sua opiniao, se vale a pena continuar.
Fiz todos os modulos(curso) em Sao paulo, se quiser posso enviar por email o material e a lista de exercicios que cada moudulo em geral cai nas provas..Goataria de saber se vale a pena continuar a certificação

Aguardo contato,
Giselle