quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Procurando apartamento

Estamos correndo bastante, por isso a demora em postar.

O tempo aqui está agradável. Durante o dia a temperatura tem ficado entre 9ºC e 12ºC, nos últimos dois dias fez sol (entre nuvens, é verdade) e hoje chuviscou o dia todo. Hoje já saí sem casaco, pois ontem me arrependi de ter carregado o casaco na mão o dia todo - a maior parte do tempo estamos no metrô, ou galeria subterrâneas, ou prédios, onde tudo é aquecido.

Na segunda-feira tiramos nosso número de seguridade social - Social Insurance Number (SIN), documento indispensável aqui no Canadá. Depois fomos ao HSBC para depositar dinheiro na conta e configurar senhas para nossos cartões de débito.

De lá pra cá, tudo o que fazemos é procurar apartamento, e isso já tem sido uma senda e tanto.

Nós não temos a intenção de buscar emprego imediatamente, e na verdade ainda estamos pensando onde vamos morar aqui no Canadá. Temos uma queda por Mississauga, que visitamos no ano passado e nos pareceu uma excelente opção ao "aperto" de Toronto (estando a 30km de distância, do centro de Toronto ao centro de Mississauga). Assim, nossa "missão inicial" aqui é desenvolver a fluência no idioma (especialmente a Fabiana, que por enquanto vai dedicar-se integralmente a isso), adaptar-se, fazer networking, estudar e conhecer melhor a região e suas potencialidades.

Para isso, queremos alugar um apartamento por 6 meses, tempo que consideramos mais que suficiente para cumprirmos esse primeiro estágio, tendo acesso a toda a estrutura de serviços e apoio ao imigrante que Toronto oferece. A idéia é não comprar carro nesse período, até porque o transporte público em Toronto é de tirar o chapéu (e o custo do seguro do carro, obrigatório por aqui, é escorchante, especialmente para quem não tem histórico nenhum como nós). E, lembrando, esses primeiros meses atravessarão justamente o inverno canadense, que tanto assusta quem vem dos trópicos...

Bem, por tudo isso, o que temos em mente é buscar um apartamento num prédio que:

1) tenha acesso indoor ao metrô, ou que seja realmente MUITO próximo de uma estação - já pensou esperar num ponto de ônibus no inverno?
2) seja próximo a vias de acesso/saída da cidade - para que caso venhamos a comprar um carro nesse período ou comecemos a trabalhar em Mississuga, por exemplo, tenhamos como facilmente chegar lá;
3) ofereça a possibilidade de alugarmos uma garagem, no futuro - pela mesma razão do item anterior;
4) esteja numa região que nos agrade;

A boa notícia é que há opções nesse perfil. A má notícias, na verdade, são três:

1) via de regra, os contratos de aluguel são de 1 ano. Muitos locadores não abrem exceção sob nenhuma circunstância;
2) as dificuldades burocráticas para imigrantes: locadores (landlords) geralmente exigem dos candidatos a inquilinos (tenants) um comprovante de emprego (carta do empregador) ou um fiador. Como não temos nenhum dos dois, nada feito. E olha que já chegamos a oferecer pagar adiantado todo o período (ou seja, risco zero de inadimplência);
3) preços: as opções que temos até agora custam cerca de CAD$1,350/mo para um apartamento pequeno, de 1 quarto, considerando todos os custos de moradia (aluguel + utilities), que tenha acesso indoor ao metrô. É bem verdade que os prédios geralmente tem uma infra-estrutura muito além das nossas necessidades, como piscina aquecida e academia, e que os apartamentos geralmente têm cozinha e lavanderia já montadas, mas o fato é que os apartamentos são bem pequenos. Cabe registrar também que ficam longe de downtown, apesar do metrô.

Há opções mais baratas, se ignorarmos as qualidades que pretendemos encontrar. O aluguel de um basement apartment em Toronto custa cerca de CAD$800, por exemplo. Um apartamento de um quarto próximo ao metrô afastado de downtown talvez se consiga por cerca de CAD$1,000 com as utilities.

Bem, amanhã continuaremos a nossa "saga" em busca de um apartamento... comentários, indicações e sugestões serão bem-vindos!

5 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Os pontos de ônibus não tem proteção contra o inverno rigoroso?

E a vida segue...

Lu e Mar disse...

Olá casal!!!!

Nossa, quanta coisa para fazer!!! rs...
Mas é isso aí, tem que pensar e planejar tudo...assim as chances de dar certo aumentam!
Boa sorte na procura do apê e na busca pelos interesses na região.

Abraços,

Luciana e Marcelo

Ninha disse...

Oi pessoal,

Até assustamos quando lemos o post pois estávamos aqui em casa conversando justamente isso.
Falávamos de gastar um pouco mais em aluguel pois não teremos carro no inicio uma vez que o TTC funciona super bem. Na verdade pensamos no início até em mobiliado tb. Temos feitas inúmeras pesquisas para ver , e estarei acompanhando vcs. Toda dica e experiência que vcs poderem nos passar irá ser ótimo.
Acho que é bem por ai mesmo...

Boa sorte,
Ninha e Dodo

Renata disse...

Olá, onde vocês resolveram morar, afinal? Estou na fase "escolhendo lugar pra morar" (ainda no Brasil), devo ir em uns 3 ou 4 meses e quero o mesmo esquema (perto do metrô, uns 1000CAD)

Renata disse...

Olá pessoal! Moro em Québec há mais e 4 anos e estou pensando em mudar para Toronto com meu marido e nossa filhinha de 1 anihho. Estou lendo o blog de vcs e o achei uma ótima fonte de informações. Não conhecemos Toronto e estamos com muita dificuldade em decidir onde morar. Vcs Ainda moram em Toronto? Vcs tem algum bairro de sua preferêcia que indicariam? Desculpem enche-los de pergunta, mas para nós é uma nova imigração e com criança, temos que pensar em todos os detalhes! Obrigada! Renata.