quinta-feira, 16 de julho de 2009

Como levar dinheiro?

Apesar de ainda não constar como "Entregue", o site da DHL diz que nossos exames médicos já saíram do escritório da DHL em Port-of-Spain para entrega.

Agora que estamos chegando (espero!) ao fim dessa longa espera, é hora de começar os preparativos para nossa ida.

Um desses preparativos é sobre como levar o dinheiro. Me parece que quase todo mundo optou por abrir uma conta no HSBC antecipadamente, coisa que não fizemos.

Nossa idéia é levar o dinheiro conosco, abrir uma conta lá no banco de nossa escolha e depositar, para então solicitar um cartão de crédito.

Ainda não sabemos exatamente como fazer. Não me parece uma boa opção levar todo o dinheiro vivo (cash). Porém, não sei se há algum desconto aplicado pelos bancos sobre o valor nominal de traveller checks (por exemplo) no ato do depósito em conta corrente no Canadá.

Alguém teve essa experiência, sem recorrer ao HSBC?

5 comentários:

D. e CM. disse...

Ate onde sei da sim para depositar tudo em Tc's no banco, até agora nao ouvi falar se ha algum desagio na hora do deposito.

Meu marido ainda fica na duvida se abre ou nao a conta no HSBC, mas de qq forma deem uma olhada no site do scotiabank que é onde oferece muitos beneficios para imigrantes

Tem muita gente que vai sem abrir conta no HSBC...e deixa para abrir la sem problemas

Vcs vao para qual cidade?
Nos estamos indo para Calgary

Tudo de bom

familiaandreadis disse...

Ola,

Você só pode entrar com dinheiro vivo no limite de U$ 10.000,00.

Você pode transferir o dinheiro pelo HSBC pagando a taxa de conversão do dólar canadense em vigor no dia. Paga-se o IOF (0,38%)e mais uma taxa, se não me engano, de R$ 90,00.

Além disso, você pode optar por transferir em doses "homeopáticas" mensais pelo Internet Banking de até U$ 10.000,00 mensais, sendo que só é permitido 3 transações por mês. Em aproximadamente meia hora o dinheiro já está aqui na agência HSBC-Canada. Eu ainda deixei uma procuração para minha irmã dando-lhe poderes específicos somente para transferir recursos acima de U$ 10.000,00 quando eu precisar. É só eu ligar para minha maninha que ela vai a qualquer agência HSBC e faz a transação.

Outro ponto importante é que você pode pedir um cartão de crédito e solicitar um limite alto. Claro que isso depende do seu relacionamento na agência a qual tem conta. Dessa forma, você usa o seu cartão ai do Brasil e pode deixar seu dinheiro aplicado rendendo juros mais altos do que aqui no Canadá. Você pode pagar praticamente tudo com cartão de crédito aqui. A sua fatura pode ser colocada em débito automático e dessa forma você não precisa se preocupar em ter que fazer o pagamento todo mês pelo on-line.

Sei que tem gente que prefere trazer tudo para cá... isso é de cada um... eu particularmente prefiro ganhar mais juros ai no Brasil do que aqui que paga entre 2% e 3% AO ANO....

Além disso, é muito importante que você peça o seu cartão de crédito HSBC-Canada tão logo quando chegar para começar a construir o seu histórico de crédito canadense.

Uma dica também sobre o lance do crédito é que você pode usar o seu histórico de crédito do HSBC Brasil para algumas coisas aqui... Portanto, quanto mais rápido você abrir sua conta ai e começar a usá-la, mais histórico você terá.

Olha, eu não tenho nenhum interesse em promover o HSBC, mas o sistema dos caras é campeão... da para controlar as duas contas (Brasil/Canadá) pelo Internet Banking de onde você estiver.

Espero ter ajudado.

Jean
http://www.andreadis.com.br

Eu... disse...

Olá...
Concordo com o post acimaa...
Viemos com a conta do HSBC e não nos arrependemoss...
Conhecemos algumas pessoas que não fizeram isso e não conseguiram cartão de crédito por aqui...E os que conseguiram, tiveram um limite muito baixo...Tipo 500 dolares!
Acredito que vc's tem que pensar que estão vindo sem histórico nenhum...Eles não conhecem vc's e se não possuem emprego ainda, a situação é pior. No nosso caso a conta nos ajudou inclusive com o aluguel!
Boa sorte p/ vc's...
Abraços
Sacha

Paulistas no Iglu disse...

Olá Marcio e Fabiana,

Estou nessa fase de compra de dólares canadenses, e para mim, abrir conta no HSBC não me pareceu uma boa idéia. Para se abrir uma conta neste banco e ter o vínculo com uma conta canadense, ela deve ser aberta no HSBC Premier, que cobra taxas de manutenção de conta que podem chegar a 40 reais mensais, e deve ter um montante acima de R$ 50.000. Mas tudo é uma questão de escolha, pois se vocês vão enviar dinheiro constantemente para o Brasil, pode valer a pena, pois me parece que enviar dinheiro entre países por esse banco fica mais barato para correntistas.
Eu particularmente preferi comprar traveller cheques (já comprei CAD 15.000) e abrir minha conta no CIBC, que possui uma tarifa bem reduzida se comparado a outros bancos de lá. Além do mais, ele não cobra comissão nem deságio para traveller cheques da American Express... veja a tabela de tarifas... http://www.cibc.com/ca/chequing-savings/article-tools/prsnl-bnk-accts-fee-summ.html
Mas recomendo que vocês levem um cartão de crédito internacional, como Amex ou Mastercard. Eles ajudaram muito pessoas que foram para lá em nossa condição de imigrantes.
E de acordo com o site do consulado canadense, você pode sim levar mais de CAD 10.000, tanto em TC como em moeda. Você só deve declarar os valores na receita federal do Brasil através do site http://www.receita.fazenda.gov.br/dpv/default.htm e declarar a mesma quantia para o oficial de imigração canandense, que legalizará o dinheiro.
Espero ter ajudado. Um abraço.

Ninha disse...

Eu concordo com a Dani.
O Scotia realmente é excelente, ja até ligamos. rss.

Outra opção legalé levar em Travellers Checks, pois funciona como dinheiro e tb vc recebe até troco!

Como agora, por incrível que pareça, fomos chamados p/ uma entrevista ( somos processo federal ) As pesquisas viraram p/ outro foco. Mas pelo o que pesquisamos a algum tempo, o TC foi a melhor opção.

Abração e jaja chega o pedido \o/