segunda-feira, 20 de julho de 2009

Como Levar Dinheiro? (2)

Primeiro, obrigado pelos comments no post anterior. É muito legal contar com as opiniões e experiências de quem já passou (ou também está passando) por tudo isso.

Desde que iniciamos nosso processo, líamos sobre o HSBC e suas facilidades para quem tivesse uma conta Premier aqui no Brasil. Mas duas coisas me fizeram descartar esse caminho:

(1) para ter uma conta Premier, certamente teria de concentrar toda a minha movimentação e investimentos no HSBC, em detrimento dos bancos com que já trabalho e que têm me atendido bem todos esses anos. Ademais, não tenho nenhuma simpatia pelo HSBC, não sei exatamente por que.

(2) na viagem de prospecção que fizemos em 2008, não me lembro de ter visto uma só agência do HSBC. Talvez até tenha topado com alguma, mas quando penso em bancos no Canadá as imagens que me vêm à mente são as muitas esquinas que abrigam agências do RBC e CIBC, e também a presença marcante do BMO e do Scotiabank. Creiam que sejam mesmo os 4 maiores bancos canadenses...

No que o HSBC me parece imbatível, realmente, é a facilidade de transações entre contas no Canadá e Brasil, para quem mantém uma conta aqui. Mas, em princípio, esse não será o nosso caso (apesar da observação importante do Andreadis sobre a diferença na remuneração sobre investimentos entre os dois países).

Aproveitando as valiosas colaborações de vocês, lancei-me a pesquisar pela Internet as alternativas e serviços para newcomers nesses quatro bancos, e eis aqui as principais conclusões (ou primeiras impressões):

- todos os 4 têm algum programa para newcomers;

- o Scotiabank oferece as maiores facilidades, como isenção de taxa de manutenção e anuidade de cartão de crédito VISA por 1 ano, entre outros benefícios; além disso, é possível abrir uma conta canadense antes de chegar lá, mas só a partir da Índia. De toda maneira, o site indica um agente no Brasil, mas me parece voltado a negócios com pessoas jurídicas ou investidores.

- só no BMO podemos abrir uma conta canadense antes de chegarmos lá. É um procedimento simples, em que a conta permanece inativa até a nossa chegada, mas em que se pode fazer 1 transferência internacional antes sairmos daqui. Me pareceu uma boa opção, e particularmente tenho simpatia pelo banco.

Já tivemos, nos comentários do post anterior, boas referências ao HSBC, Scotiabank e também am CIBC. Será que alguém teve alguma experiência com RBC e BMO?

Nenhum comentário: