quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Criando histórico de crédito canadense

Como já mencionei, faremos uma viagem de prospecção a Toronto em Setembro. Compradas as passagens e acertada a questão da hospedagem (vamos ficar na casa do Gean, do VouproCanada.com), continuamos planejando a viagem, pensando nas coisas que queremos fazer por lá.

Uma coisa que eu gostaria de fazer, o quanto antes, é construir um histórico de crédito canadense. Se for possível abrir uma conta em banco lá e conseguir um cartão de crédito internacional, é o melhor dos cenários. Queremos aproveitar nossa passagem por lá para verificar se isso é possível - ok, sabemos que o HSBC Premier é o que todo mundo indica, mas sabe lá... já que estaremos em Toronto, vamos verificar.

Há alguns meses um amigo participou de um evento em São Paulo promovido pela província de Ontario para atrair imigrantes investidores e empresários, e lá conheceu uma indiana que é diretora do programa de imigrantes investidores do Royal Bank of Canada, e me fez a gentileza de passar o contato.

Escrevi para ela perguntando sobre a possibilidade de abrir uma conta mesmo morando no Brasil, e ela prontamente respondeu que poderia abrir uma conta pra mim imediatamente, e me dar um cartão de crédito internacional. Basta fazer uma aplicação de 100 mil dólares lá com eles! Fácil né...

Se você (como eu) não tem esse dinheiro todo pra deixar parado lá, não tem problema, ainda assim tudo é possível se você depositar uma quantia razoável - mas há uma taxinha mensal de 100 dolares para manutenção da conta.

Achei um pouco salgado demais, prefiro esperar um pouco e verificar in loco se há outras alternativas.

Se alguém achar que vale a pena pagar a taxinha mensal, ou ainda tiver a sorte de dispor dos C$100k para aplicar, e tiver interesse em abrir conta no Royal Bank, fica a dica.

8 comentários:

.Mariana.Daniel. disse...

Nossa, Márcio! Acho que se só existisse essa opção eu não estaria muito interessada em criar histórico de crédito ainda no Brasil... O custo acaba não valendo a pena! Mas o HSBC tem facilitado nossa vida nesse sentido (não quero nem falar muito, pois até agora o negócio tem sido tão simples, que pode dar zebra a qualquer momento! rsrs).

Mas nada melhor do que checar in loco mesmo! Quem sabe vc já não volta com sua continha aberta? :)

Abraço, Mariana

Elaine Bittencourt disse...

Uma duvida minha. Jah li sobre isso em outros blogs. Porque o HSBC?
Eu fico curiosa porque esse banco tem pouquissimas agencias na regiao de Toronto. A nao ser que a pessoa nao esteja realmente interessado em usar esse banco depois de chegar aqui, ateh entendo.

Elaine Bittencourt disse...

Esqueci que ia dizer que sou Catarinense tambem. :)

Taís Jacques disse...

Bah Márcio com esse valores, prefiro ficar com a minha continha no HSBC daqui mesmo, e depois abrir uma lá...Meu irmão já andou por Toronto, tb vendo p/ como era abrir a conta em um Banco, e achou mais viável o HSBC mesmo, mas isso vai do orçamento de cada um, né!

Abraços para vcs e uma Ótima viagem!!!

Taís Jacques

Anne Caroline disse...

Márcio..

Que banco salgado, hein.. rsrsrs C$100 mil. vish.. Se tivesse tudo isso nem me preocuparia tanto em fazer um histórico. rsrsr

Brincadeiras a parte.. Acho que a viagem de vcs vai ser bastante produtva tb nesse sentido.. Boa sorte!!

Anne

Ross e Rachel disse...

Olá, realmente todo mundo tem falado da dificuldade de se conseguir crédito no Canadá ! Acho que não tem muito jeito viu, só o tempo mesmo ou então um bom depósito na conta bancária..rs.. Só uma pergunta, a Maria João uma vez mencionou que é necessário se comprovar fundos ao agente de imigração no aeroporto de Toronto. Será que um extrato da conta bancária canadense (aberta pelo HSBC do Brasil) já é suficiente ? Abraços, Ross

Elaine Bittencourt disse...

Eu tenho lido alguns blogs que falam sobre isso, e acho interessante. De acordo com o que sei, historico de credito se constroi quando vc compra coisas a prazo e vai pagando. Vc pode construir credito usando seu cartao de credito (de bancos), ou entao cartoes de credito de lojas.
Como eh dificil p/ um "newcomer" ter um historico de credito, o que o governo aconselha e' a pessoa ter um "secured credit card". Esse e' um cartao de credito que vc coloca dinheiro na conta, e usa o seu proprio dinheiro ao inves do dinheiro da instituicao financeira. Isso facilita vc conseguir um cartao de credito depois.

Agora, ter dinheiro em conta bancaria... nunca ouvi falar que isso vai contar p/ historico de credito. Se vc nao usar seu credito (o dinheiro vai estar parado la') como eh que vai construir um historico? O historico, o proprio nome ja' diz, relaciona todas as compras que foram feitas USANDO O CREDITO, e todos os pagamentos - atrasados, em dia, etc.

Ainda to p/ entender essa historia de abrir conta no HSBC p/ construir historico de credito. Nao faz logica, e nunca ouvi falar disso.

Elaine Bittencourt disse...

Ah, olha aqui, vale a pena ler:

http://www.fcac-acfc.gc.ca/eng/publications/creditreportscore/BCreditHistory_e.asp