domingo, 23 de março de 2008

Dúvida: Immigration Forms

Logo no primeiro item da carta do Consulado, temos algumas dúvidas quanto aos formulários exigidos.

Primeiro, acreditamos que o e-mail do Consulado contenha um erro de digitação. A carta pede "an updated application form (IMM008)", porém esse código de formulário não existe no local indicado - note que falta um zero para o formulário IMM0008, esse sim disponível lá.

Lendo os formulários e o Guide disponíveis no site direcionado pelo link no e-mail do Consulado, concluímos que o tal IMM0008 é o application form preenchido apenas pelo aplicante principal, mas que contém anexos (Schedule 1, Background/Declaration; e Schedule 3, Economic Classes - Federal Skilled Workers) a serem preenchidos também pelo cônjuge/filhos.

Surge aí uma primeira dúvida: o Guide diz que deve ser enviado o Schedule 3, formulário onde se declara o histórico profissional e informações sobre proficiência na língua (inclusive pelo conjuge). Já o e-mail do Consulado não pede esse formulário.

Bem, percebi que o site com formulários para o qual o link da carta do Consulado nos leva, e onde está o tal Guide, tem por título o seguinte: "Skilled workers and professionals: How to apply—Regular application process". Grifamos esse Regular, porque o nosso processo é o Simplified. Assim, me parece que toda essa documentação ali disponível pode estar defasada, e muita coisa do tal Guide mereça ser desconsiderada.

Observando com cuidado o próprio formulário IMM0008 ali disponível, e comparando com o enviado para a abertura do processo (que também é IMM0008), percebi no rodapé que esse (enviado para abertura do processo) é de 05-2006, enquanto aquele disponível no tal site é de 06-2002.

Pior: esse de 05-2006 diz logo embaixo "Skilled Worker", e aquele de 06-2002 diz "Generic".

Em resumo, estou bastante confuso. Não sei se houve algum engano no link no e-mail do Consulado (afinal, se há um erro de digitação, por que não poderia haver um erro no link?), ou se querem mesmo que agora preenchamos os formulários do processo regular.

Nessa segunda hipótese, penso que o melhor mesmo é preencher também o tal Schedule 3. O máximo que pode acontecer é o Consulado descartar esse formulário.

3 comentários:

Gabi S. disse...

Oi Márcio. Tudo bem ? Também estamos no processo Federal e temos um timeline semelhante ao de vocês (recebemos o e-mail com o pedido de documentos duas semanas antes). Já estamos com quase tudo pronto pra enviar o dossiê para o Consulado e vou te ajudar no que puder, ok ?
O consulado é um pouco confuso mesmo, então a gente acaba seguindo a indicação dos amigos de internet. Depois de muita pesquisa, vou te dizer como fizemos.
O meu marido, que é o principal applicant, preencheu o Aplication for permanent residence in Canada (IMM 0008), o Background declaration (Schedule 01), o Economic Classes - Federal Skilled Workers (schedule 03) e o Additional Family information (IMM 5406). Eu, na minha condição de brinde para o consulado (spouse) preenchi somente o Schedule 01 e o IMM 5406 (additional family information).
É verdade que o consulado não pede o schedule 03 no e-mail, mas usando a lógica, é a única forma que eles têm de obter informações como quantidade de dinheiro que temos disponível, se já temos oferta de emprego no Canadá, ou se já moramos ou trabalhamos lá. Informações essas que, como sabemos, contam valiosos pontos para algumas pessoas no processo. No final das contas, acho que você tem razão. Ainda que esse formulário não sirva para nada, o máximo que vai acontecer é ele ir parar no cesto de lixo. Já se faltar alguma coisa, aí sim nosso processo pode atrasar preciosos dias... Na dúvida, melhor sobrar documentos do que faltar !!
Se precisar tirar alguma dúvida, estou à disposição ! Abraços e boa sorte.
Gabriela

Sergio disse...

Nós não preenchemo o Schedule 3. Acho que já tinhamos mandado esta informação no inicio do processo. Não recebi meu pedido de documentos por e-mail e só segui o que o pedido escrito pedia. Mas o máximo que pode acontecer mandando a mais é o formulario ser descartado por quem olhar seu processo.

boa sorte,
Marilena

K disse...

É... eu também achei uma confusão esses formulários e agora que me pediram para mandar os formulários atualizados, fiquei ainda mais confusa. Mas acho que nesse último e-mail, a Maria João me pediu todos os formulários necessários e encontrei todos direitinho no link. Vou copiar para vocês darem uma olhada:


http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/application-regular.asp
- link dos formulários.




2- IMM0008 Schedule 1 - Background / Declaration (para o sr. e sua
esposa) - não esquecer de mencionar na questão 15 quando esteve no
Canadá mesmo que tenha sido por curto tempo)

3- IMM5406 Additional family information (para o sr. e sua esposa -
não esquecer de assinar a seção B)

4- IMM0008 Schedule 3 - Economic classes - Federal Skilled workers
(somente para o sr.)

O "sr.", claro, é o Julio, meu marido, que é o aplicante principal.

Beijo e boa sorte,

K.