quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Preparação para Imigrantes

Soube pelo e-group do Yahoo da matéria do The Star sobre a existência do CIIP (Canadian Immigration Integration Project).

É muito interessante para todos que, naturalmente, tem alguma preocupação com seu settlement (ou adaptação) no Canadá e seu mercado de trabalho. É um projeto piloto do governo canadense que instalou centros de apoio à preparação de futuros imigrantes nos seus países de origem (por enquanto apenas na Índia, Honk Kong e Filipinas).

De fato, é uma iniciativa inteligente, que facilita aos futuros imigrantes exerceram o papel que o governo canadense espera deles - que integrem-se e propulsionem a economia do país.

Certamente os locais para a instalação desses primeiros escritórios devem-se não somente ao grande número de imigrantes orientais, mas também ao significativo grau de problemas/dificuldades que aqueles imigrantes tem enfrentado - muitos não conseguem se adaptar, e ao invés de ajudarem a economia do país, passam a ser um problema social.

Mesmo para nós que não moramos na China (ou Índia, ou Filipinas), o site do projeto é bastante interessante, com muita informação. Vale a pena pesquisar.

2 comentários:

K disse...

Welcome back!

bom saber que o Canadá está se mexendo para atender às numerosas críticas de que eles incentivam a imigração, mas não dão ferramentas para incluir o imigrante na sociedade.

Pena que ainda deve demorar pra esse projeto chegar por aqui...

Beijo,

K.

Wolf disse...

O Canadá é um país mesquinho e preconseituoso!

http://bigbearblog.blogspot.com/2007/08/canad-um-pas-preconceituoso.html