sexta-feira, 28 de maio de 2010
O poder público e a comunidade
Era uma carta do councillor (equivalente a um vereador) da nossa região, informando que há uma proposta de alteração de zoneamento em discussão na prefeitura, para atender a pedido de uma empresa que pretende construir um prédio de 14 andares na nossa vizinhança. Havia mais informações sobre o empreendimento e um mapa da sua exata localização.
O councillor queria dar conhecimento da proposta à vizinhança , ouvir opiniões e informar que uma audiência pública seria realizada para oferecer à empresa a oportunidade de apresentar mais informações, e à comunidade o espaço para manifestar suas objeções ou apoio.
Não há nenhuma questão ambiental que gere polêmica. Nada de anormal. Apenas a percepção de que evidentemente um prédio de 118 unidades onde havia um punhado de casas vai causar algumas alterações na vizinhança - trânsito, demanda por serviços públicos, etc.
Fiquei muito feliz com a carta. Não pelo empreendimento, mas pela atitude do councillor, homem público eleito para atender aos interesses da comunidade. Como aqui a eleição é distrital, esse councillor é o representante do nosso bairro. Como tal, ele está fazendo o que se espera dele - aproximando a comunidade das discussões que afetam as vidas de quem vive aqui.
Uma semana depois, recebemos outra carta, desta vez do planner (o técnico responsável pelo planejamento urbano na prefeitura), informando sobre tal projeto com muito maior riqueza de detalhes. Convidava-nos a apresentar nossos comentários, manifestar opinião, pois esses inputs influenciarão o final report com as recomendações dele quanto à aprovação da proposta.
Hoje chegou uma nova carta, novamente do councillor. Informa a data e local da audiência pública.
É muito bom perceber que o poder público está próximo e a serviço das pessoas. É esse tipo de atitude que alimenta a sensação de efetiva cidadania por aqui.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
SR&ED Tax Credit
Nesta semana estive num evento da Niagara Industrial Association, e lá fiquei sabendo da existência de um programa de tax credit chamado Scientific Research and Experimental Development, ou SR&ED (é impressionante o quanto gostam de siglas neste país...)
Trata-se de um programa de crédito fiscal para incentivar a pesquisa científica e o desenvolvimento de tecnologia. A idéia é bastante simples: o governo retorna para as empresas, mediante o atendimento de determinados critérios, uma boa parte das suas despesas (ou investimentos) em pesquisa e desenvolvimento. Em Ontario, esse crédito pode chegar a pouco mais de 41%. Ou seja, a empresa gasta $100k no ano, recebe de volta $41k.
O principal critério de elegibilidade é a caracterização da ciência aplicada - método investigativo, fatores desconhecidos, experimento, inovação... mesmo que a experiência não resulte em sucesso, ainda assim a empresa recebe o retorno fiscal. Afinal, a intenção é incentivar a ousadia, a tentativa, a pesquisa. E insucessos fazem parte do processo...
No ano de 2009, o governo concedeu mais de $7 bilhões em créditos fiscais de SR&ED, uma cifra nada desprezível. Há um forte incentivo governamental para que as empresas apliquem para o programa, pois a percepção do governo é que para cada $1 concedido geram-se $1,50 para a economia, em empregos, maiores salários, novos produtos e tecnologia, patentes, etc.
sábado, 15 de maio de 2010
Compartilhando informação pro pessoal de IT
Reproduzo aqui do jeito que recebi, a quem possa interessar:
Caso você conheca algum amigo brasileiro que seja profissional de informática (Tecnologia da Informação – TI) e que seja recém-chegado ou que esteja vindo morar na Regiao Metropolitana de Toronto (GTA), queira informar que o Conselho de Informática do Canadá (Information and Communications Technology Council – ICTC) está oferecendo naquela Região um programa intensivo de seis semanas que visa a preparar e a integrar profissionais estrangeiros em TI recém-chegados ao Canadá para o mercado de trabalho no país. O programa chama-se “IWES” e ele ainda oferece em sua fase final uma oportunidade de estágio em empresas de TI e possível encaminhamento para trabalho.
Para mais informacoes sobre o IWES, queira acessar o seguinte link: http://www.ictc-
Recentemente a equipe da Radio Canada Internacional – Edição em Português (Brasil) entrevistou um dos brasileiros participantes da turmal atual do IWES. O nome dele é Claudio Shimabukuro, oriundo de São Paulo, onde ele foi entrevistado no Programa da Gilda Salomone. Trata-se da primeira notícia apresentada por ela em seu programa semanal na RCI. Os links para escutar o programa estão abaixo:
http://www.rcinet.
http://www.rcinet.
Vejam outros programas gratuitos e online visando a preparação e a melhor integração de profissionais estrangeiros qualificados em TI e recém chegados ao Canadá (ou mesmo aqueles que estão por vir) por meio dos seguintes links:
01 –
02 – Workshops Online – From Immigration to Integration http://www.ictc-
03 – IEP Tech Network http://www.ictc-
domingo, 9 de maio de 2010
We're pregnant!
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Burlington
Ontem e hoje o tempo esteve maravilhoso, e tiramos algum tempo para passear pela cidade. Valeu a pena!