segunda-feira, 16 de março de 2009

Quebec

Voltando à nossa viagem de prospecção em setembro último...

Saímos de Montreal à tarde em direção a Ville du Quebec, numa viagem de cerca de 200 km pela rodovia 40. Chegamos no final da tarde e de imediato seguimos para o motel que havíamos reservado ainda em Motreal, no centro de atendimento ao turista que mencionei no post anterior.


Depois de devidamente instalados, resolvemos ir à cidade enquanto ainda não havia anoitecido. Foram poucos minutos de dia ainda claro enquanto passamos pelo belo centro da cidade. Assim que escureceu chegamos a uma rua à margem do Rio São Lourenço, de onde topamos com esta vista... (desculpem a falta de foco, mas é difícil conseguir uma foto boa à noite sem um tripé)


Quebec é linda, um verdadeiro presépio. Se saímos de Montreal com uma má impressão da parte francófona do Canadá, a cidade de Quebec nos deixou encantados. Definitivamente, linda!


Seguindo a dica da Débora, jantamos num restaurante chamado Le Cochon Dingue (O Porco Louco, em francês), na Rue du Petit-Champlain, uma viela bem turística no pé da cidade velha. Comida excelente, ambiente muito aconchegante, foi realmente ótimo. Passeamos muito pelas ruas estreitas cheias de lojinhas e restaurantes.

Quebec é uma cidade razoavelmente grande, mas a "cidade velha" é o ponto alto para os turistas. Literalmente cercada por um muro de pedra, ostenta o Chateau Frontenac (construído por ordem de Champlain, primeiro "governador" da então província francesa na América do Norte, e que hoje é um hotel), em meio a tantos outros edifícios históricos e igrejas. Repetimos o passeio na manhã seguinte, curtindo a cidade que comemorava seus 400 anos de fundação.

Não faço idéia de como é morar em Quebec, mas certamente é um lugar que precisa ser visitado. Mais de uma vez.



Quando estávamos lá, imaginávamos como seria aquele verdadeiro "presépio" no inverno, coberto de neve.


Recebi uma apresentação em PowerPoint com imagens do Natal em Quebec, mas minha ignorância digital não me permite compartilhar aqui no blog. (se alguma boa alma fizer a caridade de me ensinar como fazê-lo, por favor deixe um comment).

quarta-feira, 11 de março de 2009

18 meses de processo

Hoje completamos 18 meses de processo!

Nem preciso dizer que a angústia na espera pelo pedido dos exames médicos é enorme... quando aplicamos para o processo de imigração, em setembro de 2007, o prazo usual para a obtenção do visto era de aproximadamente 18 meses. Isso quer dizer que, nos planos que fizemos lá em 2007, a esta altura estaríamos de passagens compradas para o landing em Toronto!

Como não há nada para se fazer a não ser esperar, continuamos aqui, esperando. Nossa maior aflição é saber se as coisas no Consulado estão andando. Procuramos por notícias de avanço nos processos de outros candidatos a imigrantes, e para isso é incrível a ferramenta Timelines que o Ultranol desenvolveu, além dos muito blogs que tentamos acompanhar...

Nós conhecíamos esse site-ferramenta Timelines por links em outros blogs, mas até pouco tempo não conhecia o seu autor, nem tampouco como fazer para cadastrar o nosso timeline lá. (se você também não sabe, clique aqui)

Já que a ferramenta já existe, só nos cabe parabenizar o Ultranol pela iniciativa, alimentar com as nossas informações, e sugerir a todos que também cadastrem e atualizem seus timelines, para que as estatísticas possam ajudar a planejar nossas vidas nessa longa espera...