sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Welcome to Canada


Chegamos a Toronto hoje às 5:30 da manhã no horário local. A viagem foi tranquila, e tudo correu como o planejado.

O landing (entrada no país) foi super tranquilo... tudo o que o oficial da imigração fez foi conferir a documentação, pegar nosso endereço provisório para enviarem o PR Card, e perguntar quanto dinheiro estávamos portando. Ele não quis ver o dinheiro nem nenhum comprovante de fundos como imaginávamos pudesse acontecer, e também não se incomodou com o fato de estarmos trazendo em mãos menos dinheiro do que os cerca de CAD$ 13K que o Consulado exige como mínimo a ser comprovado (proof of funds). Trouxemos menos dinheiro em mãos porque já havíamos transferido algum dinheiro para nossa conta canadense do HSBC, mas isso é tema para um outro post. Também não pediu a lista de bens que trazíamos conosco (a carta do Consulado quanto recebemos nossos passaportes dizia que tínhamos de trazer essa lista, e também uma segunda lista de bens que fossem despachados posteriormente - a chamada goods to follow list.) Perguntou se tínhamos goods to follow, e como não vamos mais trazer nada acabou ali nosso processo de entrada no país. "Welcome to Canada!"

No guichê ao lado do nosso, havia uma família sendo atendida, numa situação inacreditável: era um casal com duas filhas pré-adolescentes. O pai tinha um visto de trabalho, mas o resto da família não tinha visto. Não é inacreditável? Como é que um cidadão toma um vôo de mudança para outro país com a família sem certificar-se nem mesmo dos vistos? Certamente foram deportados...

Bem, voltando a nós... depois de passar pela imigração fomos pegar nossas bagagens e constatamos que duas de nossas malas (daquele tipo sacola, que compramos na 25 de Março só mesmo para essa viagem) não aguentaram o tranco e rasgaram no fundo... além das nossas malas, passeava pela esteira uma sacolinha de roupas íntimas que escapoliu da mala! Depois de tudo resgatado, fizemos uma remendo com fita adesiva nessas malas e fomos trocar um pouco de moeda (trouxemos dólares americanos, em traveller checks e também em espécie).
Na casa de câmbio, boas e más notícias: a boa é que na casa de câmbio dentro do aeroporto eles trocam os travellers checks por cash sem nenhum deságio nem taxa de corretagem, ao contrário do que geralmente ocorre; a má é que o dólar canadense tem se valorizado muito nos últimos dias e, para minha surpresa, já vale mais que o dólar americano (US$1 = CAD$0,9634), e a tendência de forte alta continua.

Bom, decidimos então trocar de uma vez todos os dólares americanos que portávamos, e pegamos uma taxi até a guesthouse em que vamos ficar pelos primeiros 15 dias. Estufamos a limo com todas as malas, mas coube tudo.

Chegamos à guesthouse às 8:30am, e fomos bem recebidos. Nossos hosts são simpáticos, a casa é limpa e silenciosa, e nosso quarto é amplo com uma cama confortável. O que achamos ruim até agora é que está frio dentro de casa, não sei ainda qual é o problema com o aquecimento (no nosso quarto, a saída de ar aquecido - que fica no chão - está parcialmente obstruída por um sofá, o que também deve contibuir para um aquecimento menos eficiente). Como ainda é cedo para avaliarmos a guesthouse, vamos deixar para fazê-lo no final da nossa estadia.
Além de nós, há outros dois hóspedes aqui, com quem compartilhamos o banheiro. Um é das Ilhas Maurício, já está aqui há cinco meses. O outro é australiano, ainda não tivemos oportunidade de conversar.

Hoje fez um dia frio, chuvoso e com muito (mas muito) vento em Toronto. O vento faz um chiado forte lá fora. A temperatura é de cerca de 5ºC. Eu fui até o mercado, distante três quadras, tomar um pouco de chuva e vento frio; no mais, e ficamos descansando o dia todo.

Bom, hoje é dia de descansar. Amanhã vamos desfazer as malas e planejar próxima semana.

15 comentários:

Unknown disse...

Grande Márcio e Fabi, Desejo que vocês sejam muito felizes por aí... e tenha a certeza que eu e a Grazi torcemos muito por vocës!! E estou acompanhado seu BLOG direto... depois que você divulgou na lista! Muito legal... parabens pelo Blog... e muito bom saber que deu tudo certo na chegada! Um grande TFA !

Fernanda disse...

Que bom que deu tudo certo!
Torcermos por aqui que continue dando certo.
Me interecei pela opção de guesthouse, ainda não conhecia ninguem que tenha optado por ela. Esperarei o post sobre a avaliação da estadia.

Tudo de bom para voces

Abç

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Tudo de bom pra vocês no Canadá e que venham só boas novas.

E a vida segue...

Lu e Mar disse...

Que bom saber que chegaram bem, apesar das malas... serve de experiência...rs...
Gostei da foto do quarto... bem arrumadinho mesmo!!! Vcs acompanham o blog da Rosi? Ela chegou há um mês em Toronto e o marido dela foi antes... Será uma boa oportunidade para se conhecerem e trocar idéias...
Enfim, tudo de bom para vcs!!!
Abraços,
Lu e Marcelo

Ninha disse...

Oláá

Que bom que chegaram bem, adorei o quarto. Desejo muito sucesso nessa nova vida e que só venham coisas boas pela frente.

Abraços
Ninha e Do

MIssão Shammah disse...

Felicidade é o que estamos sentindo por vocês, este é o primeiro de muitos dias felizes que estão a frente, a saudade ja aperta nosso coração, bjs Dani e Sil!!

Unknown disse...

Oi amigos queridos.Aqui ja estamos com saudades,mas felizes por tudo ter dado certo na chegada de voces.Espero poder reve-los em breve,pois farao muita falta aqui para nossa familia.Mande-nos noticias e muitos beijos a voces,Pati.

Saulo Quirino disse...

Pessoal,

Que relato incrível!!!
São esses relatos que nos movem em direção a nosso objetivos.
Obrigado e parabéns pela chegada!!!

[ ]'s

Saulo e Vivi

Unknown disse...

Fabizinha e Magrones... que bom que chegaram bem.... adorei a guest house..... ;)

continuamos a desejar muitos votos de felicidades e esperamos mais POST.... caprichem e sempre mantem notícias!!!!

muitas saudades ......

beijos,

Aline e Robson

Luuana ! disse...

Oii gatoona ..
to suuper feliiz ..
Desejo muita saudade, amoor,carinho,paaz, enfiim i curte bastante tá ..
vcês merecemm ..
Beiijoos amoo ♥

Unknown disse...

Que engraçado, ontem falava com minha esposa e com um amigo, sobre morar no Canadà, e hoje tentando ler um pouco sobre o assunto encontrei o blog de vcs, e mais engraçado é que se asselmelha um pouco a forma de como foram os passos até chegarem ai. Eu e minha esposa somos do Paranà (Londrina) e pela segunda vez estamos morando na Itàlia (a 3 meses).
Nao sei se é a primeira vez que moram fora do pais, mas é um back positivo....que vcs aproveitem e muiiito....
Everson e Erica

Júlia disse...

Márcio e Fabiana...

Que bom que tudo deu certo...
Dia 22 quando estava em casa me lembrei de vcs.. e disse ao meu marido, - Tem um casal que conheci pela internet que está indo hj para o Canadá, daqui a algum tempo seremos nós.

Estarei acompanhando diariamentew o blog... não deixem de postar... e por e-mail tirarei minhas dúvidas...

Boa sorte.

Júlia Quirino

Anônimo disse...

Olá Marcio, reitero nossos votos de sucesso no Canadá. Adorei o blog de vcs acho que deves nos manter informados através dele. Antes que eu esqueça....Adorei a história do frio e vento...que delícia de país!!!

Unknown disse...

Magrao/Fa, que bom que tudo deu certo na chegada de voces. Aproveitem esse tempo inicial para uma boa adaptacao, conhecendo bem a cidade, transporte publico, pessoas, pontos de necessidade basica (supermercado, prefeitura, banco, etc) porque depois isso faz uma diferenca fenomenal. A experiencia de morar fora é maravilhosa e nos traz um aprendizado imenso. Espero que voces compartilhem a mesma sensacao. Qualquer coisa, mesmo, podem contar conosco. Estamos torcendo e seguindo voces.

Grande beijo.
Guilhon e Andreia

Carlos Fernando Collares disse...

Prezados Márcio e Fabi,
Gostei do blog e espero muito sucesso nessa empreitada.
Quem sabe eu e a Darcy não somos os próximos?

Abs

CFC