Saímos de Montreal à tarde em direção a Ville du Quebec, numa viagem de cerca de 200 km pela rodovia 40. Chegamos no final da tarde e de imediato seguimos para o motel que havíamos reservado ainda em Motreal, no centro de atendimento ao turista que mencionei no post anterior.
Depois de devidamente instalados, resolvemos ir à cidade enquanto ainda não havia anoitecido. Foram poucos minutos de dia ainda claro enquanto passamos pelo belo centro da cidade. Assim que escureceu chegamos a uma rua à margem do Rio São Lourenço, de onde topamos com esta vista...
Quebec é linda, um verdadeiro presépio. Se saímos de Montreal com uma má impressão da parte francófona do Canadá, a cidade de Quebec nos deixou encantados. Definitivamente, linda!
Seguindo a dica da Débora, jantamos num restaurante chamado Le Cochon Dingue (O Porco Louco, em francês), na Rue du Petit-Champlain, uma viela bem turística no pé da cidade velha. Comida excelente, ambiente muito aconchegante, foi realmente ótimo. Passeamos muito pelas ruas estreitas cheias de lojinhas e restaurantes.
Quebec é uma cidade razoavelmente grande, mas a "cidade velha" é o ponto alto para os turistas. Literalmente cercada por um muro de pedra, ostenta o Chateau Frontenac (construído por ordem de Champlain, primeiro "governador" da então província francesa na América do Norte, e que hoje é um hotel), em meio a tantos outros edifícios históricos e igrejas. Repetimos o passeio na manhã seguinte, curtindo a cidade que comemorava seus 400 anos de fundação.
Não faço idéia de como é morar em Quebec, mas certamente é um lugar que precisa ser visitado. Mais de uma vez.
Quando estávamos lá, imaginávamos como seria aquele verdadeiro "presépio" no inverno, coberto de neve.
Recebi uma apresentação em PowerPoint com imagens do Natal em Quebec, mas minha ignorância digital não me permite compartilhar aqui no blog. (se alguma boa alma fizer a caridade de me ensinar como fazê-lo, por favor deixe um comment).