terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ottawa

Voltando ao relato da nossa viagem de prospecção em setembro passado...

Depois de um dia explorando Mississauga, pegamos a estrada em direção a Ottawa. Seguindo a sugestão de um simpático vendedor da TheBay, pegamos um caminho "alternativo".


Eu estava convencido a comprar um GPS, já que gastaria quase a mesma coisa para alugar um por 8 dias. Como a Bay oferece um bom desconto a estrangeiros (acho que já comentamos em outro post), fui até lá depois de pesquisar um pouco. Para minha surpresa, o que custava na BestBuy $129, saía por $199 na TheBay. Tentei negociar com o vendedor sem nenhum sucesso, e quando eu ia saindo ele me perguntou para onde eu iria. Respondi "Ottawa. Por que, alguma sugestão?""Actually, yes" ele respondeu enquanto tirava de um armário um grande mapa rodoviário de Ontario e o abria sobre um balcão. Muito gentil, me sugeriu deixar a 401 para a viagem de volta, e aproveitar as belas paisagens em estradas secundárias que permeiam inúmeros lagos. Riscou sobre o mapa a rota sugerida, dizendo que também iria viajar por ali no final de semana, para aproveitar o cottage a beira de um daqueles lagos. Com o mapa na mão, desisti de comprar o GPS.

Saindo de Mississauga, seguimos pela 401 até Oshawa, depois pegamos a 115 (sentido norte) até Peterborough, e dali em diante a 7 até desembocar na 417 já perto de Ottawa.
Chegamos no meio da tarde e fomos direto ao centro da capital nacional. Ottawa nos surpreendeu demais. A cidade é linda, absurdamente limpa e organizada, e inexplicavelmente com um trânsito muito mais light que Toronto, apesar das vias estreitas (para quem, como nós, tem o referencial de Brasília, Ottawa parece uma cidade pequena).
Paramos no centro de informações turísticas em frente ao Parlamento para pegar alguns mapas e brochuras, e lá encontramos uma espécie de maquete, com a indicação de um "Boulevard da Confederação" (ou qualquer coisa do gênero), uma sugestão de roteiro a ser visitado, passando pelos prédios públicos que apresentam a história da constituição do Canadá como país.

Depois desse breve passeio de reconhecimento, fomos para o motel que o Cláudio nos havia indicado, em Rideau Heights. Ligamos pro Cláudio pra avisar que estamos em Ottawa e gostaríamos de encontrá-lo, e na outra manhã ele foi até o hotel para nos conhecer e dar algumas dicas.

Fizemos um belo passeio pelo canal Rideau, Parlamento, e toda a tal "Boulevard da Confederação", incluindo parte de Gatineau e os jardins do Rideau Hall - a residência oficial da Governadora Geral.

À noite, reencontramos o Cláudio que nos levou ao encontro do Maurício, Débora, a pequena Júlia, e a mãe da Débora. Jantamos todos juntos, foi muito bacana! Depois fomos até a casa do Cláudio, e conversamos bastante sobre a vida no Canadá e a experiência de imigrar.
Assim foi nossa passagem por Ottawa - uma cidade encantadora, e realmente atrativa. Além da beleza, organização, encantos da cidade em si, fomos muitíssimo bem recebidos pelo Cláudio, e ainda pudemos conhecer Maurício e Débora.
Na manhã seguinte tomamos a estrada em direção a Montreal, mas esse já é assunto para o próximo post.

6 comentários:

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Márcio,

Adorei Ottawa e, depois de Vancouver, é a que mais gosto dentre as grande metrópoles! Suas fotos mostraram bem a beleza da cidade!

Abraços,
Mariana

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Que coisa maravilhosa esses lugares fotografados. O Canadá é maravilhoso mesmo.

E a vida segue...

Denis Roberto Eloterio disse...

Ola Marcio,

Também sou do litoral norte de SC, pode passar seu e-mail para conversarmos.

Eu e minha esposa estamos iniciando o processo de imigração para o Canada também.

Abraço.

Márcio disse...

Denis, você pode enviar seu e-mail para marcioefabiana@globo.com

Abraços!

Lá e Dá disse...

Nossa! Ottawa é realmente lindo.
Para nós é bem estranho optar or uma cidade sem antes conhecê-la.
Fica bem mais fácil ao vio e à cores.
A gente fica só na pesquisa e experiência de outras pessoas mesmo.
Abraços

Lu e Mar disse...

Olá Márcio,

Adoramos o relato de vocês ! as fotos ficaram lindas e mostram ainda mais este belo País !
Certamente as impressões foram as melhores possíveis.
O negócio é não perder o foco ehehehhe.
Abraços nossos.
Luciana e Marcelo