domingo, 25 de março de 2012

Mudanças à vista no processo federal de imigração

Há tempos o blog está às moscas... shame on me!

Na semana passada, curiosamente, recebi emails de 5 pessoas diferentes que chegaram até esse blog procurando informações sobre imigração para o Canadá. Deve ter rolado alguma reportagem no Brasil sobre o tema recentemente...

Desde que chegamos aqui, muito se fala na mídia e na comunidade sobre as deficiências do sistema de imigração canadense. É aquela velha estória: o processo é muito demorado; muitos imigrantes com alta qualificação acabam sub-empregados; um contingente de novos imigrantes ao invés de gerar riqueza acaba virando um bolsão de pobreza, com todas as dificuldades de se integrarem ao mercado de trabalho e à sociedade de modo geral.

As críticas de fato procedem, e o governo vira e mexe propõe mudanças ao sistema. O atual Ministro de Imigração e Cidadania, Jason Kenney, está colocando na mesa propostas de mudanças significativas no processo federal. Para informação do que está por vir, e também para praticar o seu inglês, vale a pena ouvir a entrevista do Kenney ao programa The Current, da rádio CBC.