quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Procurando apartamento

Estamos correndo bastante, por isso a demora em postar.

O tempo aqui está agradável. Durante o dia a temperatura tem ficado entre 9ºC e 12ºC, nos últimos dois dias fez sol (entre nuvens, é verdade) e hoje chuviscou o dia todo. Hoje já saí sem casaco, pois ontem me arrependi de ter carregado o casaco na mão o dia todo - a maior parte do tempo estamos no metrô, ou galeria subterrâneas, ou prédios, onde tudo é aquecido.

Na segunda-feira tiramos nosso número de seguridade social - Social Insurance Number (SIN), documento indispensável aqui no Canadá. Depois fomos ao HSBC para depositar dinheiro na conta e configurar senhas para nossos cartões de débito.

De lá pra cá, tudo o que fazemos é procurar apartamento, e isso já tem sido uma senda e tanto.

Nós não temos a intenção de buscar emprego imediatamente, e na verdade ainda estamos pensando onde vamos morar aqui no Canadá. Temos uma queda por Mississauga, que visitamos no ano passado e nos pareceu uma excelente opção ao "aperto" de Toronto (estando a 30km de distância, do centro de Toronto ao centro de Mississauga). Assim, nossa "missão inicial" aqui é desenvolver a fluência no idioma (especialmente a Fabiana, que por enquanto vai dedicar-se integralmente a isso), adaptar-se, fazer networking, estudar e conhecer melhor a região e suas potencialidades.

Para isso, queremos alugar um apartamento por 6 meses, tempo que consideramos mais que suficiente para cumprirmos esse primeiro estágio, tendo acesso a toda a estrutura de serviços e apoio ao imigrante que Toronto oferece. A idéia é não comprar carro nesse período, até porque o transporte público em Toronto é de tirar o chapéu (e o custo do seguro do carro, obrigatório por aqui, é escorchante, especialmente para quem não tem histórico nenhum como nós). E, lembrando, esses primeiros meses atravessarão justamente o inverno canadense, que tanto assusta quem vem dos trópicos...

Bem, por tudo isso, o que temos em mente é buscar um apartamento num prédio que:

1) tenha acesso indoor ao metrô, ou que seja realmente MUITO próximo de uma estação - já pensou esperar num ponto de ônibus no inverno?
2) seja próximo a vias de acesso/saída da cidade - para que caso venhamos a comprar um carro nesse período ou comecemos a trabalhar em Mississuga, por exemplo, tenhamos como facilmente chegar lá;
3) ofereça a possibilidade de alugarmos uma garagem, no futuro - pela mesma razão do item anterior;
4) esteja numa região que nos agrade;

A boa notícia é que há opções nesse perfil. A má notícias, na verdade, são três:

1) via de regra, os contratos de aluguel são de 1 ano. Muitos locadores não abrem exceção sob nenhuma circunstância;
2) as dificuldades burocráticas para imigrantes: locadores (landlords) geralmente exigem dos candidatos a inquilinos (tenants) um comprovante de emprego (carta do empregador) ou um fiador. Como não temos nenhum dos dois, nada feito. E olha que já chegamos a oferecer pagar adiantado todo o período (ou seja, risco zero de inadimplência);
3) preços: as opções que temos até agora custam cerca de CAD$1,350/mo para um apartamento pequeno, de 1 quarto, considerando todos os custos de moradia (aluguel + utilities), que tenha acesso indoor ao metrô. É bem verdade que os prédios geralmente tem uma infra-estrutura muito além das nossas necessidades, como piscina aquecida e academia, e que os apartamentos geralmente têm cozinha e lavanderia já montadas, mas o fato é que os apartamentos são bem pequenos. Cabe registrar também que ficam longe de downtown, apesar do metrô.

Há opções mais baratas, se ignorarmos as qualidades que pretendemos encontrar. O aluguel de um basement apartment em Toronto custa cerca de CAD$800, por exemplo. Um apartamento de um quarto próximo ao metrô afastado de downtown talvez se consiga por cerca de CAD$1,000 com as utilities.

Bem, amanhã continuaremos a nossa "saga" em busca de um apartamento... comentários, indicações e sugestões serão bem-vindos!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Welcome to Canada


Chegamos a Toronto hoje às 5:30 da manhã no horário local. A viagem foi tranquila, e tudo correu como o planejado.

O landing (entrada no país) foi super tranquilo... tudo o que o oficial da imigração fez foi conferir a documentação, pegar nosso endereço provisório para enviarem o PR Card, e perguntar quanto dinheiro estávamos portando. Ele não quis ver o dinheiro nem nenhum comprovante de fundos como imaginávamos pudesse acontecer, e também não se incomodou com o fato de estarmos trazendo em mãos menos dinheiro do que os cerca de CAD$ 13K que o Consulado exige como mínimo a ser comprovado (proof of funds). Trouxemos menos dinheiro em mãos porque já havíamos transferido algum dinheiro para nossa conta canadense do HSBC, mas isso é tema para um outro post. Também não pediu a lista de bens que trazíamos conosco (a carta do Consulado quanto recebemos nossos passaportes dizia que tínhamos de trazer essa lista, e também uma segunda lista de bens que fossem despachados posteriormente - a chamada goods to follow list.) Perguntou se tínhamos goods to follow, e como não vamos mais trazer nada acabou ali nosso processo de entrada no país. "Welcome to Canada!"

No guichê ao lado do nosso, havia uma família sendo atendida, numa situação inacreditável: era um casal com duas filhas pré-adolescentes. O pai tinha um visto de trabalho, mas o resto da família não tinha visto. Não é inacreditável? Como é que um cidadão toma um vôo de mudança para outro país com a família sem certificar-se nem mesmo dos vistos? Certamente foram deportados...

Bem, voltando a nós... depois de passar pela imigração fomos pegar nossas bagagens e constatamos que duas de nossas malas (daquele tipo sacola, que compramos na 25 de Março só mesmo para essa viagem) não aguentaram o tranco e rasgaram no fundo... além das nossas malas, passeava pela esteira uma sacolinha de roupas íntimas que escapoliu da mala! Depois de tudo resgatado, fizemos uma remendo com fita adesiva nessas malas e fomos trocar um pouco de moeda (trouxemos dólares americanos, em traveller checks e também em espécie).
Na casa de câmbio, boas e más notícias: a boa é que na casa de câmbio dentro do aeroporto eles trocam os travellers checks por cash sem nenhum deságio nem taxa de corretagem, ao contrário do que geralmente ocorre; a má é que o dólar canadense tem se valorizado muito nos últimos dias e, para minha surpresa, já vale mais que o dólar americano (US$1 = CAD$0,9634), e a tendência de forte alta continua.

Bom, decidimos então trocar de uma vez todos os dólares americanos que portávamos, e pegamos uma taxi até a guesthouse em que vamos ficar pelos primeiros 15 dias. Estufamos a limo com todas as malas, mas coube tudo.

Chegamos à guesthouse às 8:30am, e fomos bem recebidos. Nossos hosts são simpáticos, a casa é limpa e silenciosa, e nosso quarto é amplo com uma cama confortável. O que achamos ruim até agora é que está frio dentro de casa, não sei ainda qual é o problema com o aquecimento (no nosso quarto, a saída de ar aquecido - que fica no chão - está parcialmente obstruída por um sofá, o que também deve contibuir para um aquecimento menos eficiente). Como ainda é cedo para avaliarmos a guesthouse, vamos deixar para fazê-lo no final da nossa estadia.
Além de nós, há outros dois hóspedes aqui, com quem compartilhamos o banheiro. Um é das Ilhas Maurício, já está aqui há cinco meses. O outro é australiano, ainda não tivemos oportunidade de conversar.

Hoje fez um dia frio, chuvoso e com muito (mas muito) vento em Toronto. O vento faz um chiado forte lá fora. A temperatura é de cerca de 5ºC. Eu fui até o mercado, distante três quadras, tomar um pouco de chuva e vento frio; no mais, e ficamos descansando o dia todo.

Bom, hoje é dia de descansar. Amanhã vamos desfazer as malas e planejar próxima semana.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Chegou o dia da mudança

Amanhã é a nossa viagem de mudança para Toronto.

Saíremos por Curitiba - Guarulhos - Toronto, chegando lá às 5:30 am (hora local), em vôo da Air Canada.

Esses últimos dias estão sendo uma correria só! São tantas coisas pra fazer...

Bem, nosso próximo post já será escrito de Toronto... até breve!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Decidimos postergar em uma semana a nossa viagem, para resolvermos com calma muitas pendências que ainda temos por aqui. Assim, viajaremos no dia 22/out.

Como estamos cancelando diversos serviços (telefone, internet, cartões crédito, etc.) deixamos de ser assinantes da Globo.com e assim deixou de existir o e-mail marcioefabiana@globo.com
Na coluna à direita aqui do blog está o meu e-mail para quem quiser entrar em contato conosco. Basta subsituir "ø" por "o" no endereço.

Já que adiamos nossa ida, ganhamos também mais tempo para rever e nos despedirmos de amigos e familiares. Aproveitamos esse feriadão para ir a Blumenau, Floripa, Tubarão e Braço do Norte. Foi muito bom!

A respeito de seguro saúde, a que nos referimos no post anterior, sugiro a quem esteja buscando informações sobre o tema dar uma olhada nos comments daquele post. Muito boas as dicas do pessoal que acompanha nosso blog!