segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Notícias

Por aqui continuamos nos preparativos, em countdown para nossa partida.

Nossa conta canadense no HSBC foi finalmente aberta no último dia 11, coincidentemente em exatos 2 anos desde o início do nosso processo de imigração. Agora esperamos que o Welcome Package chegue antes de nossa mudança... (devia ter aberto essa conta antes)

Também já criamos nosso "número de telefone local virtual", pelo SkypeIn. Seguindo o passo-a-passo da Camila não tem mistério, e certamente vai facilitar nosso contato com os familiares e amigos que vão poder falar conosco pagando ligação local.

Por sugestão de amigos brasileiros que já vivem no Canadá, estamos traduzindo aqui no Brasil nossos documentos escolares. É mais uma despesa relativamente pesada, especialmente se não for prevista. Vamos também já iniciar o processo de credential assessment pela WES, que exige que o histórico escolar (em inglês) seja enviado em envelope lacrado pela universidade.

Também fiquei surpreso com o custo do seguro viagem (assistência médica), indispensável para os primeiros 3 meses no Canadá (período de "carência" até que o sistema público seja válido para nós imigrantes). Se alguém tiver uma boa dica de provedores desse serviço a preços convenientes, por favor compartilhe conosco.

Continuamos assim os nossos preparativos, até a nossa viagem no dia 15 de outubro.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Preparativos

Faltam 35 dias para nossa viagem, e há muitos preparativos ainda para fazer. Vender os carros, traduzir documentos, abrir a tal conta canadense e transferir fundos, cancelar serviços e cartões de crédito (alguém já tentou cancelar um plano de celular pós-pago?), fazer o maior número de contatos profissionais, despedir-nos dos amigos queridos e familiares espalhados por várias cidades, e por aí vai...

Hoje finalmente dei a notícia de que vou viver no Canadá aos meus colegas de trabalho. Muito embora já tenha avisado meu chefe há bastante tempo, ainda não foi contratado meu substituto, e como eu havia pedido ao chefe discrição até o meu desligamento, quase ninguém sabia dos meus planos. Ainda não foi uma despedida (apenas um informe), mas é inevitável que daqui pra frente os colegas já se dirijam a mim em tom de despedida.

É engraçado como a gente reage nesses momentos. Na verdade nós já começamos nossa "caravana" das despedidas na medida das possibilidades, e fica cada vez mais claro que não sou muito bom de despedidas.

Nesses momentos a gente percebe o quanto é abençoado nessa vida - quantos amigos, histórias, emoções e aprendizado a vida nos proporcionou até aqui. Nos lembramos o quanto somos queridos e o quanto as pessoas que passaram (ou estão) nos nossos caminhos marcam a nossa vida.