terça-feira, 21 de outubro de 2008

Voltando à nossa viagem

Depois do susto com a tal carta do Consulado, e mais tranquilos em saber que nosso processo corre normalmente (a passos de cágado, mas normalmente), vamos voltar a falar sobre nossa viagem de prospecção.
Ainda sobre Toronto, não posso deixar de reafirmar que a cidade é linda. No final da primeira semana, dentre os agradáveis passeios que fizemos está harbourfront e o passeio de barco pelas ilhas. Digam a verdade, é ou não é um privilégio ver a cidade desse ângulo?

Em harbourfront alimentamos nossas alucinações quanto ao que é morar bem, para quem não dispensa uma bela paisagem. Pra quem topa morar em apartamento, não acredito que pode haver lugar mais privilegiado (e caro) em Toronto - os prédios são fantásticos e a vista para o lago Ontario é linda!

Falando em custo de moradia, é natural que em Toronto os imóveis sejam caros. E de fato são, para os nossos padrões. Para quem quer ter alguma idéia de valores de aluguel ou compra, vale a pena dar um olhada nos sites Realtor e ViewIt (dentre tantos disponíveis) - vimos várias plaquinhas desses dois nos imóveis pela cidade. Aliás, é bastante grande a oferta de apartamentos para alugar e de casas a venda.

Antes de chegarmos a harbourfront, passamos pelo Exhibition Place, uma espécie de praça que reúne centros de eventos e belos jardins. Lá também está o BMO Field, campo de futebol sede do Toronto F.C. Como se vê pela simplicidade do estádio, futebol não é lá um esporte muito apreciado por aquelas bandas...


Resolvi então matar dois coelhos com uma só cajadada: conhecer o Rogers Centre (SkyDome) e um esporte realmente admirado no Canadá, e fui assistir ao jogo de baseball entre Toronto BlueJays e Boston RedSox. Felizmente sentei do lado de um rapaz paciente que ia me explicando as regras enquanto o jogo rolava, e pude entender porque eles gostam tanto disso. É realmente um jogo interessante, e a interação com o público ao longo do vários intervalos é muito bacana. É realmente uma festa. Gente de todo tipo (jovens, idosos, crianças, mulheres) prestigiam e se divertem, sem precisar segregar a torcida visitante. Foi muito legal.

Ainda em Toronto visitamos a região das praias (acredite, parece mesmo uma praia, só que sem ondas - e sem banhistas, pelo menos nessa época do ano) e o High Park. E claro, fomos às compras! (assunto para um próximo post).

domingo, 19 de outubro de 2008

Alarme Falso

Hoje chegamos de viagem e, como de costume, fui conferir a caixa de correio a espera das contas. Ao abrir a caixinha, dei de cara com o envelope pardo do Consulado.

Decorridos cinco meses desde que mandamos os documentos, imaginem a minha euforia enquanto corria para dentro de casa chamando a Fabiana para comemorar o recebimento do pedido dos exames médicos!

Nossa euforia passou imediatamente à frustração quando abrimos o envelope. Ao invés do esperado pedido de exames médicos, uma carta questionando se permanece nossa intenção de imigrar, e informando sobre a restituição das taxas caso desistamos no prazo máximo de 60 dias.

Honestamente, não entendi a razão dessa carta nessa altura do campeonato. A carta diz ainda "when we are ready to actively begin processing your application we will contact you to request your updated information".

A frustração que havia sido euforia agora é virou preocupação. Será possível que o Consulado não tenha recebido nossos documentos?'

Estamos realmente bem confusos. Alguém já recebeu essa carta?

PS: sei que estamos devendo mais posts sobre a viagem. Vamos fazê-los, assim que entendermos o que está acontecendo...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sobre Toronto

Vamos começar a falar sobre a nossa viagem comentando sobre Toronto, onde ficamos por uma semana, e que sempre foi, na nossa idéia, o destino escolhido para começarmos nossa vida no Canadá.

Essa idéia tem origem num raciocínio bem básico: é mais fácil encontrar boas oportunidades onde as coisas acontecem. Penso que é natural procurarmos uma cidade grande, cosmopolita, com boa infra-estrutura e muitos serviços de apoio ao imigrante.

O tempo que passamos pela cidade ajudou a reforçar essa imagem. Toronto é linda, movimentada, pujante. É uma metrópole com todos os seus atrativos - e defeitos.

Como pontos positivos em Toronto, sem dúvida está a sua infra-estrutura, transporte público, opções de entretenimento, beleza das centenas de parques e praças, e toda a sua importância econômica (leia-se oportunidades).

Se estamos pesquisando, vamos também falar um pouco daquilo que podemos chamar de defeitos da cidade:

1) trânsito - dirigir em Toronto é tão irritante quanto em qualquer grande cidade brasileira. Com algumas importantes diferenças: poucos acidentes, boas condições das vias públicas (exceto as que estão em obras), cortesia (geralmente) com os demais motoristas e, principalmente, respeito absoluto ao pedestre. Agora, qualquer deslocamento de carro que não seja pelas highways (que, a propósito, estão geralmente congestionadas nos horários de pico) é muito moroso. Em todo semáforo, a fila da esquerda pára porque um carro quer virar à esquerda e tem de esperar os que vem em sentido contrário passarem; já a fila da direita pára porque alguém quer virar à direita e espera antes os pedestres atravessarem.

Em contrapartida, o transporte público é muito bom (pelo menos no centro expandido), e o único defeito é a sujeira que as pessoas deixam dentro dos ônibus e metrô - de certa forma é frustrante, para quem alimenta a idéia de que o povo é um exemplo de educação.

2) violência - nada que se compare ao que assistimos inertes diariamente nas grandes cidades brasileiras, mas Toronto é uma cidade violenta para os padrões canadenses. Nos primeiros dias em que estávamos em Toronto, a televisão noticiava exaustivamente um tiroteio numa escola em Scarborough. É uma evidente preocupação das autoridades a questão das brigas entre gangues. Enfim, não se anda pelas ruas com medo de sequestros-relâmpago, mas também não é aquele absoluto mar de rosas.

Outra coisa que nos chamou atenção em Toronto foi ver, por algumas vezes, pessoas pedindo dinheiro na rua (também não se compara com a nossa realidade, mas tem sim pedinte)

3) diferenças étnicas - numa cidade que reúne imigrantes de tantas nacionalidades, o multiculturalismo é inclusive uma atração. De fato é muito interessante perceber como gente de com tantas diferenças (crenças, hábitos etc.) convivam pacificamente. Para quem está lá a turismo, é fantástico. Mas para se viver, é preciso estar preparado para conviver com toda a diversidade que se vai encontrar exaustiva e permanentemente - não sei se isso é um "defeito" da cidade, mas é importante estar disposto a conviver nesse ambiente multicultural. Chineses, indianos, portugueses, paquistaneses, coreanos, jamaicanos, cada povo tem os seus hábitos e valores quanto a higiene, relações interpessoais, alimentação, exposição pessoal, etc. Não dá pra ignorar essas diferenças, eles estão por todo lado. Isso incomoda? Depende de como cada um reage, e eu não estou falando de racismo.

Aliás, devo aqui abrir um parentêses para falar de racismo - sabe aquele clima de negros x brancos dos filmes americanos, especialmente aqueles com rappers? Passar por um bairro de negros me lembrou muito esse clima, algo que não temos no Brasil. Eu e a Fabiana somos brancos, e ao passar pela rua a grande maioria dos negros naquela região (é bom que se frise) nos olhavam com firmeza, filmando de cima a baixo, encarando mesmo. Ninguém mexe com você, mas é evidente a mensagem de que você não está agradando.

Voltando a como cada um reage diante das diferenças, isso é realmente muito pessoal. Por exemplo, há quem prefira não trabalhar para cuidar dos filhos, ao invés de deixá-los num day care sob os cuidados de um árabe (por exemplo), com receio de que as crianças acabem sendo "aculturadas".

É bem verdade também que essa questão do contato com outras culturas não é exclusividade de Toronto - em praticamente todo o país isso é marcante. Mas é inegável que em Toronto essa miscigenação é maior, mais evidente.

Apesar desse post ter dito muito sobre os "defeitos" da cidade, é preciso dizer, para concluir, que nós gostamos muito de Toronto. Ao final da nossa viagem, quando dirigíamos voltando de Quebec City, tínhamos aquela sensação gostosa de estar indo "pra casa".

É estranho, mas realmente nos sentíamos assim. Certamente contribuiu para essa sensação a boa experiência que foi a nossa estada em Toronto, na casa do Gean. Nós adoramos.

Trocando Moeda III

Antes de começar a falar sobre os detalhes da viagem, não posso deixar de falar de dinheiro - é o assunto do momento, com toda essa crise mundial...

Bom, é sempre uma alegria incomensurável conferir a cotação do dólar enquanto aguardo ansiosamente pela fatura do cartão de crédito com grande parte das contas da viagem... imaginem a minha satisfação!

Deixando a choradeira de lá, quero deixar um depoimento sobre o Visa Travel Money, o cartão de débito pré-pago que conhecemos por intermédio do comment da Luciane no primeiro post sobre o tema "Trocando Moeda". Foi realmente uma ótima ferramenta.

Não tivemos dificuldades encontrar ATMs para sacar cash, e em muitas ocasiões o usamos como um cartão de crédito. Não poderia ser mais fácil, e com o atrativo de não ficarmos expostos à variação cambial.

Enfim, Luciane, valeu a dica!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

De volta ao Brasil

Pois é... já chegamos de volta ao Brasil!

Durante nosso passeio, foram poucas as oportunidades (tempo e disposição) para postar, por isso temos muito o que escrever, e vamos fazê-lo em diversos posts, cada qual com seu tema.

Apenas um overview da nossa viagem: depois de uma semana em Toronto, muito bem hospedados na casa do Gean, alugamos um carro e fomos conhecer outras cidades: Mississauga, Ottawa, Montreal e Quebec. Rodamos 2.200 km, fizemos novas amizades, e aproveitamos bastante as lindas paisagens e as experiências que pudemos ter.

Foi realmente ótimo. Fisicamente, ficamos esgotados, de tanto perambular. Mas nada como uma boa viagem de férias para desligar a cabeça das preocupações mundanas, não é mesmo?

Como viagem de prospecção, acho que foi também muito válido. Conversamos com muitos brasileiros com suas diferentes histórias de imigração, e tivemos o tempo para nos encantar e desencantar com as cidades canadenses, para termos uma percepção desapaixonada do que nos reserva o futuro no Canadá.

Como qualquer lugar do mundo, cada cidade/país tem as suas qualidades e defeitos. Um erro muito comum dos candidatos a imigração é imaginar que o destino escolhido é o paraíso na terra. As cidades canadenses também têm seu problemas, e não estou me referindo ao inverno rigoroso. Vamos falar de nossas impressões de cada cidade nos próximos posts.

Ao final da viagem, continuamos firmes no propósito de imigrar, e ainda mais certos de que será uma experiência incrível nas nossas vidas.