quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Preparação para Imigrantes

Soube pelo e-group do Yahoo da matéria do The Star sobre a existência do CIIP (Canadian Immigration Integration Project).

É muito interessante para todos que, naturalmente, tem alguma preocupação com seu settlement (ou adaptação) no Canadá e seu mercado de trabalho. É um projeto piloto do governo canadense que instalou centros de apoio à preparação de futuros imigrantes nos seus países de origem (por enquanto apenas na Índia, Honk Kong e Filipinas).

De fato, é uma iniciativa inteligente, que facilita aos futuros imigrantes exerceram o papel que o governo canadense espera deles - que integrem-se e propulsionem a economia do país.

Certamente os locais para a instalação desses primeiros escritórios devem-se não somente ao grande número de imigrantes orientais, mas também ao significativo grau de problemas/dificuldades que aqueles imigrantes tem enfrentado - muitos não conseguem se adaptar, e ao invés de ajudarem a economia do país, passam a ser um problema social.

Mesmo para nós que não moramos na China (ou Índia, ou Filipinas), o site do projeto é bastante interessante, com muita informação. Vale a pena pesquisar.

Estamos vivos!

É, faz tempo que não escrevemos nada... vamos atualizar as informações!

Bem, nós até agora ainda não enviamos o application form. De segunda-feira não passa! No sábado vou dar uma revisada nas informações de work experience que informo no formulário com minha professora de inglês, só pra ter certeza de que não estou escrevendo nenhuma besteira, e pagar de uma vez as taxas na segunda-feira pra enviar o formulário.

Por enquanto, continuo tentando me preparar para o IELTS. Quero fazer o teste no dia 20 de outubro próximo. Sinceramente, apesar dos muitos anos de estudo de inglês, os primeiros practice tests que fiz foram assustadores. O negócio é praticar (muito!) e procurar ter aulas preparatórias com um bom professor, que conheça o IELTS e possa oferecer bom material, além de valiosas dicas.

Para quem também está na preparação para o IELTS, segue um link muito valioso:

http://www.mail-archive.com/goldenlist@yahoogroups.com/msg01464.html

É uma lista de links para downloads de diversos materiais preparatórios, inclusive testes simulados completos de Cambridge University Press (com os arquivos de áudio para o listening e tudo o mais).

Ainda sobre o IELTS, há muita dúvida sobre quando fazer o teste (antes de enviar o formulário ou só depois que o consulado pedir os documentos, visto que a validade do teste é de apenas um ano, e o processo está levando 16 meses atualmente segundo as informações oficiais). Eu vou fazer logo no dia 20 de outubro. Prefiro ter tempo para me permitir a chance de refazer o teste se for preciso, sem pressa, com alguns meses para estudar mais.

Parto do princípio de que, se eu conseguir um bom score uma vez, certamente o farei novamente quantas vezes for preciso.

Bom, por enquanto é isso!

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Mais sobre o IELTS

Provando ao mundo, mais uma vez, que a Internet é a melhor invenção humana de todos os tempos (atrás apenas do sashimi), eis que fomos agraciados com uma visita e um comment da Mariana sobre o nosso último post.

Pra quem ainda não conhece o blog dela, vale MUITO a pena a visita: lanocanada.blogspot.com

Lá tem várias dicas sobre o IELTS muito interessantes. E outros posts muito esclarecedores sobre outros diversos assuntos. Recomendamos a leitura.